Cotia Retrô: Mais uma casa antiga do Centro vai pro chão

Mais um Cotia Retrô, sessão que relembra através de fotos e causos, a história da cidade. Por Beto Kodiak.

Em nome do progresso.

Mais uma casa antiga do centro de Cotia foi chão abaixo. Ela ficava na Avenida Professor Joaquim Barreto, altura do número 60. Ali, segundo apuramos, será um prédio comercial.

casa1Ao lado dela ainda resiste a parte da frente de uma antiga moradia, que por muitos anos morou a família do saudoso Mimi (Esta também não demora para ir abaixo).

Conversei com Marcia Isabel Luz, que morou muitos anos na casa ao lado da que foi demolida e contou que a mãe dela morou ali na década de 50. Por uns anos morou uma família que tinha vindo da Bahia por algum tempo.

“Depois foi a família do Sr. José de Sá. No passado a casa foi de Ester de Sá Pedroso, casada com Ditinho, que era irmão da Dona Oscarlina e do Zezinho, esposo da Pituta”, comentou Marcia.

Consegui algumas imagens do passado, uma de meus arquivos, com a saída do carro do Sr. João Torrezani a caminho de Pirapora do Bom Jesus. A casa fica bem no canto direito da foto.

casa3

Na outra, não sei de quem é esta imagem e peço para quem souber de que família e fotógrafo, me informe. Esta foto deve ser dos anos 60. Bem no canto direito a casa da esquina é onde está o Abel Cabeleireiro hoje, mais abaixo outra casa, que hoje é o Sindicato Rural e depois a casa citada, que foi demolida nesta semana. A via pavimentada por paralelepípedos e os carros da época, como este fusquinha e um Aero Willys.

casa2

Essa é Cotia, cidade que não preservou seu centro histórico e não seguiu o caminho que suas vizinhas (Embu e Santana de Parnaíba) escolheram, que foi de preservar a história e memória.

 Leia mais Cotia Retrô

Alvo de polêmica nesta semana, veja a Praça Joaquim Nunes no passado.

Cotia Retrô: Moda em 2015, “Food Truck” já invadia Cotia há três décadas

“Cotia Retrô” e a Raposo Tavares nos anos 20 e 50

Represa e Estação Caucaia vistas do céu na década de 30

Cotia Retrô: Vem aí a história de Cotia revisitada

Um comentário em “Cotia Retrô: Mais uma casa antiga do Centro vai pro chão

  • 05/09/2015 em 02:50
    Permalink

    Fiquei muito triste , em receber a mensagem que minha irmã Marcia enviou sobre a derrubada dessa casa. Nasci nessa casa em 1955. Obrigado Beto pela reportagem e pelas fotos, irei guardar com muito carinho. Tudo isso tem um valor muito grande, para a minha familia aqui na Suécia, será mais uma documentacão sobre a minha biografia.

Fechado para comentários.