Cotia reforça a importância de fazer teste de hepatite em qualquer época do ano

Nesta terça-feira (28/07) é lembrado como o Dia Mundial da Hepatite e serve para informar e sensibilizar sobre as hepatites B e C. “O Julho Amarelo é um movimento simbólico para que os profissionais de saúde reforcem as ações de combate à hepatite, mas as ações de prevenção acontecem o ano todo. Em Cotia, por exemplo, desde fevereiro, intensificamos as testagens entre os colaboradores da Prefeitura”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Silvana lembrou ainda que a Secretaria de Saúde oferece o teste rápido gratuitamente para a população no (SAE/CTA) – Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento em qualquer período do ano. “O resultado sai em poucos minutos e é importante que pessoas que tenho se exposto ao vírus realize o teste. A hepatite C é uma doença silenciosa e, se não tratada precocemente, pode evoluir para cirrose e, em alguns casos, para o câncer de fígado”, destacou Silvana.

Hepatite C pode ser transmitida em relação sexual sem proteção, compartilhamento de seringas, alicates de cutícula, entre outros, uma vez que esta doença é transmitida pelo contato com o sangue ou fluídos corporais infectados. Contra o tipo C da doença não tem vacina disponível, no entanto, é importante as pessoas procurarem a UBS com suas cadernetas de vacinação para verificarem a necessidade de recebimento da vacina contra a hepatite B.

Onde fazer o teste da hepatite C?
SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento)
Rua Valdionor Belotti, 105, Portão
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Informações: 4616-5921 | email: [email protected]