Cotia recebe o projeto Ópera na Escola no sábado

O projeto “Ópera na Escola” apresenta a ópera “Bastião e Bastiana” em escolas da rede pública de Cotia.

Disseminar a música clássica para além da agenda comercial e levar esse gênero musical às comunidades que habitam no entorno da rede pública de ensino do estado de São Paulo é o objetivo do Projeto Ópera na Escola. No próximo dia 17 de agosto, o espetáculo chega a Cotia e faz duas apresentações na EM Prof Ana Maria Pereira (11h) e E.E República do Peru (15h). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Esse ano, o projeto traz, em sua oitava edição, a ópera “Bastião e Bastiana”: uma adaptação da famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

“Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos à fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Maurício Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

No elenco, a cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana, o cantor Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Lívia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

Ao todo, 4 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita. A temporada tem estreia Cotia, e durante o mês de agosto circula por Mogi das Cruzes.

EM Prof Ana Maria Pereira – Rua Shizuoka, 396 – Nakamura Park
EM República do Peru – Rua Pintassilgo, 142- Turiguara

Do Movimento.com