Cotia realiza a 61ª Congada de São Benedito neste final de semana

Chega a sua 61ª edição a Congada de São Benedito de Cotia, que ocorre neste sábado e domingo na Vila São Joaquim.

Sob presidência do “seo” Dito (Benedito Pereira de Castro), a Congada cotiana fará 65 anos no dia 8 de junho deste ano e há 61 que a festa é realizada no município.

congada2O evento começa tradicionalmente às 18 horas da sábado em frente à Câmara Municipal e só termina na noite de domingo, após a procissão e com a despedida de todas as congadas participantes.

Segundo a tradição, a procissão inicia com o cortejo do busto da Princesa Isabel, louvada pela figura da libertação dos escravos. Ao som de fogos de artifício, tambores, sanfonas, violões e, cantorias comandadas pela Congada de Santa Efigênia, de Mogi das Cruzes.

Eles percorrem algumas ruas do centro rememorando momentos da História de nosso país, como as repressões policiais do Império contra os negros. O terço na residência de mestre Dito é também parada obrigatória. No domingo as congadas continuam se apresentando e a festa termina com missa, procissão e shows musicais.

Programação:

Sábado (21):

Sr. Benedito de Castro e família vêm à Câmara de Cotia, onde estará exposto o busto da Princesa Isabel. Haverá recepção das congadas de Mogi das Cruzes e Taubaté.

Às 18 horas o busto da Princesa Isabel será transportado pela Defesa Civil. Seguem em cortejo pelas ruas centrais de Cotia, até a sede da Congada, na Vila São Joaquim.

Às 20 horas, Terço conduzido pelo Sr. Miguel, na casa do festeiro Sr. Benedito.

Às 20h30 têm início as apresentações artísticas, com as seguintes atrações: Ciganos Tempo de Luz; Capoeira; Samba de Roda; Casa Mestre Ananias.

E a partir das 22 horas shows de grupos regionais, terminando a noite com um baile-show.

Domingo (22):

6h: Acontece a cerimônia da Alvorada, com hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e do Município de Cotia, com a presença e apresentação de grupos folclóricos.

9h: Chegada das congadas de Pindamonhangaba, Tremembé e Lorena, e da Cia Caracaxa de Maracatu de São Paulo.

11h: Missa em intenção das Almas dos escravos no Salão Comunitário da Vila São Joaquim.

15h: Encontro das Bandeiras e Representação da assinatura da Lei Áurea.

16h30: Procissão dos santos patronos, acompanhada pelas congadas, que em seguida fazem sua apresentação.

20h: Apresentação do Grupo Aurum de Percussão, do Centro Cultural Família Ilê-Axé.

22h: Encerrando o evento deste ano, acontecerá um grande show.