Cotia promoverá oficinas livres ‘Corpo em Performance’, com Renat Castillo

Entre o final de março e início de abril, a cidade vai promover o projeto Corpo em Performance, co-criando territórios, que é uma proposta de oficina em formato digital que intenciona um último encontro presencial ao ar livre com uma ação coletiva e roda de conversa na Usina da Alegria Planetária, em Cotia.

As oficinas abordarão os aspectos teóricos e práticos das artes performativas, tanto a nível de artes visuais, fotografia, vídeo performance e intervenção urbana, ações de caráter instalativo, e land art. Serão ministradas pela plataforma Google Meet e também disponibilizadas no Youtube. Os participantes também terão acesso a bibliografia sobre o tema a ser disponibilizada em um Google Drive compartilhado e as encontras terão desde abordagem e conteúdo teórico a momentos de trocas e compartilhamento das produções práticas que podem ser realizadas pelos participantes de um encontro ao outro.

Será trabalhado gradualmente os limites entre corpo e espaço, partindo do estudo da pele, do sensível até a relação com a crosta terrestre, baseado nos estudos e manifestos do artista Friedensreich Hundertwasser. Cada encontra abordará uma temática e algumas referências artísticas de produções em performance, estruturadas com as temáticas e referências a seguir:

Encontros online: 10h30-12h (sábados)
6/3 – EPIDERME – sentir
13/3 – ROUPAGEM – vestir
20/3 – CASA – habitar
27/3 – IDENTIDADE – pertencer

Encontro presencial: 10h (sábado)
3/4 – TERRA – transmutar/compostar

“É urgente repensar as formas de produção dentro e fora das artes, incluindo nessa discussão a relação do consumo e descarte que estabelecemos. Num mundo capitalista que explora a natureza inconsequentemente, fazer arte com poucos recursos é ato de resistência e esse projeto visa valorizar tais práticas. A ideia de criar um grupo de estudos virtual com viés prático é de criar um espaço seguro e livre de criação, que priorize a participação de pessoas LGBTQIA de caráter feminista interseccional e antirracista. Visa-se a fruição de cuidado criativo/caráter terapêutico, pensando as práticas artísticas como práticas de vida, de reconexão com a natureza e o fazer criativo em cada une. Incentivaremos o uso de elementos orgânicos e naturais, do próprio corpo como suporte para criação, tomando em conta a utilização de recursos acessíveis, renováveis e não poluentes”, disse Renat Castillo, propontente do projeto.

As atividades online terão duração de 1h30 cada e a última atividade, presencial – o encontro final será uma ação coletiva que envolverá o plantio de mudas de árvores frutíferas nas intermitências da Usina da Alegria Planetária.

Abaixo o formulário de inscrição para o curso:
http://forms.gle/YV2kxzwofcJRWav48

#LeiAldirBlancCotia #CulturaCotia