Cotia poderá ter este ano menos candidatos a prefeito que nas eleições passadas

A política de Cotia começa a ter momentos de pré definições, articulações, troca-troca de partidos e conversas “ao pé do ouvido”, visando as Eleições 2020 no dia 4 de outubro.

Quem está no poder, quer continuar e começa a visitar seus redutos eleitorais, festas, comércios, ou seja, o corpo a corpo com o eleitor começou antecipadamente.

Muito se fala nas rodas de conversa da cidade sobre quais vereadores conseguem reeleição, quem vai “dançar” e quais dos novatos tem chances de conseguir uma das 15 cadeiras na Câmara Municipal.

Mas, e a situação do executivo, de quem governa a cidade, o prefeito? Até o ano passado se especulavam vários nomes, inclusive o Jornal Cotia Agora chegou a publicar matéria sobre o assunto.

Porém, muitos dos nomes antes ventilados já dão sinais que não concorrerão ao pleito e devem apoiar outros candidatos. Neste segundo mês de 2020, faltando pouco mais de sete meses para a eleição, já há quem diga que 2020 será o ano de menor número de candidatos a prefeito em Cotia, em relação as eleições passadas.

Muito se falou em um lançamento da candidatura do deputado federal Alexandre Frota pelo PSDB. Mas, o partido do atual vice prefeito Almir Rodrigues e presidido pelo ex deputado Marcio Camargo, vai apoiar a reeleição de Rogério Franco, do PSD.

Rogério vai buscar o segundo mandato, mesmo ainda tendo processos tramitando, que poderiam, caso julgados antes da eleição, o impedir de concorrer. Fala-se em Cotia sobre nomes que o substituiriam se fosse proibido de se candidatar, como da própria primeira dama, Mara Franco.

No cenário atual, apenas dois nomes surgem como adversários de Rogério em outubro. Welington Formiga, que já concorreu em 2016 e que recentemente mudou do PTB para o PSB, partido do ex prefeito Quinzinho Pedroso, é um nome que agrada muitos munícipes.

Formiga usa as redes sociais para mostrar problemas na cidade e é ferrenho crítico à atual administração. Ele deve contar com o apoio de Quinzinho e do ex governador Marcio França, presidente do partido.

Outro que já declarou abertamente que é candidato a prefeito é o advogado Silvio Cabral, do PSOL. Ele também faz oposição a Rogério e já articula apoios de outros partidos de esquerda à sua candidatura.

É claro que em ano de eleições, enquanto não houver as convenções partidárias e os registros oficiais de candidaturas, muita coisa pode acontecer e muitos boatos serão jogados no ar.

Há quem aposte em outros nomes que estão meio “adormecidos” no momento, como de Quinzinho Pedroso, do empresário Adilson Lima, do vereador Eduardo Nascimento (que faz oposição a Rogério) e até uma possível candidatura do PT, que tem alguns membros antigos fazendo parte do atual governo. Mas, o cenário está se desenhando com três candidatos, a não ser que haja surpresas. É esperar as definições e até o meio do ano, muita conversa, assédio e convites vão acontecer.

Número de candidatos a prefeito em outras eleições
2016: 7
2012: 3
2008: 5
2004: 5
2000: 5
1996: 9
1992: 5
1988: 4