Cotia poderá economizar R$ 1 milhão em energia nas repartições públicas

Nesta semana o prefeito Rogério Franco recebeu o Plamge – Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica, elaborado por servidores durante a participação no curso ‘Gestão Energética Municipal (GEM)’, chancelado pela Eletrobras.

O curso durou cerca de oito meses e foi realizado por meio de um convênio com a Eletropaulo. Durante o curso, os participantes identificaram desvios de energia, maiores consumidores, analisaram contratos, entre outros, sob orientação de um engenheiro eletricista, e, ao final, traçaram projetos que podem aumentar a eficiência energética nos espaços e departamentos públicos e diminuir gastos.

As propostas que constam no Plamge poderão concorrer a chamadas públicas da Eletropaulo, por exemplo, e receberem recursos para execução. “Está para ser aberta uma chamada pública em que a Eletropaulo vai escolher e investir em projetos de gestão energética. Cotia agora tem condições de participar e, sendo escolhida, tem projetos patrocinados pela empresa”, explicou Luiz Feliz Lacerda Pacheco, diretor executivo da Eco-Power Soluções e professor do curso para os servidores de Cotia.

De acordo com o mapeamento feito durante o curso, Cotia pode economizar até R$ 1 milhão por ano com energia elétrica com a implantação do Plamge.

No Plamge constam projetos como aplicação de tecnologia led em diversas pontos de iluminação pública, em prédios da Educação (escolas, creches), em prédios administrativos e da saúde, além de aplicação de sistemas termo solares no lugar dos chuveiros elétricos na saúde, ginásio de esportes, estádio e creches. Entre as propostas, também consta a melhoria no sistema de iluminação do ginásio e estádio, com aplicação de tecnologia led.