Cotia pede mais moradias populares ao Governo do Estado

Representantes da administração municipal de Cotia reuniram-se com o secretário Estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, para discutir novos projetos de moradia e de urbanização para o município.

Os programas habitacionais Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista, que já beneficiaram mais de 500 famílias cotianas com apartamentos novos, foram colocados em pauta, com foco em novas contratações para o próximo semestre. O objetivo é que 1.200 unidades sejam entregues à população através da parceria entre município, Estado e União.

A informalidade urbana também foi um dos assuntos discutidos. A regularização fundiária, que visa  integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades foi levantada como prioridade na região de Caucaia do Alto.

Essa necessidade foi pontuada durante as reuniões de revisão do Plano Diretor, realizadas no final de 2014, que apontaram uma quantidade preocupante de ocupações indevidas. “O secretário de Estado da Habitação se dispôs a reforçar o apoio sobre esta questão. Ele avaliará pessoalmente, junto ao coordenador do projeto Cidade Legal, as questões solicitadas”, explica Luciane Alegre.  O Programa “Cidade Legal” foi criado em agosto de 2007 com o objetivo de implementar, agilizar e desburocratizar as ações e os processos de regularizações fundiárias de núcleos habitacionais.

Outro ponto que ganhou destaque no encontro foi o Programa de Urbanização de Favelas, desenvolvido através da parceria entre município e governo do Estado. O projeto visa transformar as favelas, oferecendo infraestrutura e garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.  Foi discutida também a possibilidade de inclusão da comunidade do Jardim dos Palmares na lista de núcleos já inseridos no programa.