Cotia melhora posição em ranking das cidades mais violentas do Estado

Um ranking elaborado pelo Instituto Sou da Paz, com base no IECV – Índice de Exposição a Crimes Violentos, mostra alterações nas posições das cidades da região Oeste da Grande SP.

Cotia era no levantamento passado a 16ª cidade mais violenta do Estado de São Paulo e neste ano subiu posições, melhorando a colocação e ficando em 69º lugar.

No mesmo caminho está Barueri, que subiu da 19ª colocação para a 74ª. Jandira e Itapevi deixaram a lista das 10 cidades mais violentas do Estado, elas ocupavam, em 2018, 6º e 7º lugares. Já no mais novo levantamento, divulgado esta semana, até trocaram de posições. Itapevi agora é a 14ª, enquanto Jandira está em 23º lugar.

O índice leva em consideração as ocorrências de crimes graves, como homicídios, estupros e roubos violentos, registrados ao longo de 2018, divididos pelo número de habitantes. No ranking das 100 mais violentas, outras duas cidades da região melhoraram sua posição em relação ao levantamento anterior – que teve como base os registros criminais de 2017. Na prática, isso significa que o risco da população ser exposta a crimes violentos diminuiu no período.

Osasco subiu da 23ª para a 25ª posição. Carapicuíba, que estava em 32º lugar, agora é a 53ª.

No cenário atual, a cidade mais violenta de São Paulo é Itanhaém, no Litoral. Completam as dez primeiras posições Lorena, Guaratinguetá, Mongaguá, Caraguatatuba, Ibiúna, Ubatuba, Arujá, Cruzeiro e Jacareí.

Confira a posição das cidades nos dois levantamentos

Cidade         2018            2017

Itapevi             14                     7
Jandira           23                     6
Osasco            25                    23
Carapicuíba   53                    32
Cotia               69                    16
Barueri           74                    19

Por Erica Celestini – Webdiario