Cotia inicia a “Operação Verão 2020” para combater e prevenir efeitos da chuva

Nesta semana passou a vigorar a Operação Verão 2020, ação que visa combater os efeitos das chuvas, bem na época que a cidade mais sofre com alagamentos e situações de risco.

Nos últimos anos, vários pontos de Cotia sofreram com a ação da chuva, principalmente com alagamentos. A Prefeitura alega que faz serviços de limpeza de bueiros, desassoreamento de rios e córregos, mas, a população também não contribui, jogando lixo e entulho nas ruas e em áreas de preservação.

Operação 2020

Entrou em vigor a Operação Verão 2020, que na teoria, visa combater as enchentes e deslizamentos, mobilizando vários departamentos da administração pública, como a Defesa Civil, Secretarias de Obras, Habitação e Assistência Social.

Ao Jornal Cotia Agora, a Prefeitura de Cotia informou que ações preventivas serão feitas nos bairros considerados áreas de riscos, com informativos e palestras de conscientização de moradores e comerciantes, além da notificação de ocupantes de áreas de alto risco para desocupação imediata no sinal de tempestades.

Segundo o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ronaldo Luis Pinto, o Prefeito, preocupado com possíveis problemas causados pelas chuvas que normalmente ocorrem nessa época do ano, emitiu um Decreto, deflagrando a Operação Verão, para que, sob a coordenação de sua Secretaria, em colaboração com a Defesa Civil de Cotia, sejam tomadas as ações preventivas, visando evitar transtornos para a população de nossa cidade.

Nudec’s

Serão constituídos, de maneira urgente, os Núcleos de Defesa Civil – NUDEC´s, que contarão com representantes de todos os bairros de Cotia e que terão acesso direto aos órgãos públicos municipais, em especial à Defesa Civil e à Secretaria de Obras.

O monitoramento da área territorial do Município será feita diuturnamente pela Secretaria de Obras, que manterá contato com a Defesa Civil do Estado, repassando, mediante boletins diários, os dados aos NUDEC´s, bem como aos demais órgãos competentes.

Trabalhos

A Secretaria de Obras fez recentemente a limpeza do córrego Luiz Dias, na altura da rua Pedro Vaz Coelho, em Caucaia do Alto. O serviço tem como objetivo prevenir transbordamento neste período de chuvas intensas, já que Caucaia é um local vulnerável e sempre sofre no período do verão.

Nesta semana, a Prefeitura também executa a implantação de tubulação para captação de águas na Travessa Luiz Ferreira Gil, no Jardim São Luiz.