Cotia ganha de cidade mexicana no Dia do Desafio

Na última quarta-feira (25) aconteceu em diversas cidades do mundo o Dia do Desafio, que consiste em uma batalha entre cidades com o intuito de colocar o maior número de pessoas em atividades físicas durante 24h.

Neste ano Cotia disputou com a cidade de Comitan de Dominguez, no México e levou a melhor. Segundo o Sesc, organizador do evento no Brasil, Cotia teve 18,12% de participantes, contra 0,19% da cidade mexicana. Não foi divulgado o total de participantes até o momento.

A 22ª edição do foi uma ação para a campanha Move Brasil e mobilizou milhões de pessoas em 20 países nas três Américas. Este ano, participam da competição 3.360 cidades, que mobilizaram seus cidadãos a praticar atividades físicas e esportivas de diversas modalidades.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e ocorre anualmente no mundo inteiro simultaneamente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. O objetivo é promover uma campanha de incentivo à prática de atividade física. No continente americano, o evento é coordenado pelo Sesc.

A proposta é que as pessoas insiram em suas atividades rotineiras, cerca de 15 minutos de atividade física. As secretarias de Esportes e a de Educação coordenaram o desafio em Cotia.

Dentro da dinâmica do programa, duas cidades de mesmo porte (no caso, Cotia e Comitán de Dominguez, no México) tinham o compromisso de mobilizar o maior número de pessoas participantes em relação ao número de habitantes. Um coordenador faz o registro do número de participantes e encaminha ao coordenador geral.

Toda e qualquer prática de atividade física será considerada válida, desde que cumpra o período de 15 minutos.

Cotia enfrentou a cidade de Comitán de Dominguez, que fica no estado do Chiapas, no México. É uma cidade de pouco mais de 142 mil habitantes e que fica próxima à fronteira com a Guatemala.