Cotia fica mais um mês sem registrar casos de dengue

Neste sábado (18), a Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou os dados sobre a dengue em São Paulo, referente ao mês de novembro. Após ter dois casos em setembro, em outubro e novembro Cotia não teve nenhum registrado.

Conforme apurado pelo Jornal Cotia Agora, até o momento no acumulado dos 11 primeiros meses, são 109 notificações, sendo 32 confirmadas (27 autóctones e 5 importados)

No mês de janeiro teve três notificações e nenhum caso confirmado. Já em fevereiro, oito notificações e quatro casos (2 autóctones, ou seja, contraído na cidade e 2 importados) e em março, 12 notificações e três casos, ambos autóctones. Abril teve 31 notificações com 14 casos confirmados (12 autóctones e 2 importados). Maio, 35 notificações e 8 confirmados (7 autóctones e 1 importado), junho (1 autóctone), julho e agosto zerados, setembro dois e outubro e novembro nenhum.

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.

Em 2021 não foram confirmados casos de chikungunya e zika vírus em Cotia.