Cotia esteve na aprovação de porte de arma para agentes de trânsito, em Brasília

A CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou nesta quarta-feira (16) a PLC – Projeto de Lei da Câmara que permite a posse de arma por agentes de trânsito.

Cotia esteve representada em Brasília pelos agentes Reinaldo e Siqueira, líderes do movimento que busca melhorias para a classe.

O Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003) poderá ser modificado para permitir o porte de arma de fogo — em serviço — por agentes de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Essa permissão é o objetivo de projeto de lei da Câmara (PLC 152/2015) aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial.

“No mérito, também entendemos que existe uma premente necessidade de os agentes de trânsito serem autorizados a portar arma de fogo, quando em serviço. É inegável que a fiscalização do trânsito envolve riscos consideráveis, pois os agentes são encarregados de fiscalizar vias públicas e não raro se deparam com condutores embriagados, exaltados e violentos. Além disso, ao realizar abordagens regulares, os agentes podem ser surpreendidos pelo cometimento de crimes em flagrante delito, como o porte de entorpecentes e de armas de fogo”, considerou o relator, senador José Medeiros (PPS-MT).

Ainda em reforço a seu argumento, o relator lembrou que a Emenda Constitucional (EC) 82, promulgada em 2014, inseriu a segurança viária no capítulo da segurança pública. Isso traduziria o reconhecimento, na sua avaliação, de que os agentes de trânsito promovem a preservação da ordem pública e asseguram a integridade das pessoas e de seu patrimônio em vias públicas.

“Nesse contexto, o porte de arma de fogo se revela um instrumento do trabalho, não um privilégio ou condição especial”, finalizou Medeiros.

O PLC 152/2015 será votado pelo Plenário do Senado. Se o texto da Câmara se mantiver inalterado, será enviado, em seguida, à sanção da Presidência da República.

Agentes de Cotia sempre na luta por melhorias e direitos

Não é de hoje que agentes do Demutran de Cotia participam de movimentos reivindicando direitos e melhorias na Lei. Um exemplo é o agente Reinaldo, que participou do 1° Encontro SP na Praça da Sé, em abril de 2014 e, a partir daí, foi em mais três eventos.

O 2° foi em novembro de 2014, em Fortaleza e o 3° em Brasília, em abril de 2015 e, o mais recente, aconteceu em agosto de 2015 em Brasília.

O objetivo dos encontros basicamente é ter a classe reconhecida nacionalmente. No 1° encontro foi debatido em SP alguns benefícios dos quais a classe poderia brigar a nível nacional, porém os debates sobre as questões não foram muito bem claras e ficou resolvido que debateriam no encontro seguinte.

Em Fortaleza foram discutidas as pautas dos agentes que regiam pelo CLT, uma vez que as discussões sobre a regulamentação da profissão era toda em cima de agentes do regime estatutário, com isso, os debates foram tomando corpo e chegaram a um consenso que iriam entrar com projetos de leis junto aos deputados federais para melhorar a classe e consequentemente levar melhorias de mobilidade urbana para as cidades do Brasil. A partir daí, começou a tramitação de alguns projetos de leis.

Este ano em Brasília, os projetos mais importantes foram a PL 3624/08 (porte de arma em serviço, que foi aprovado em 26/08/15), PL 822/15 (unificação de competência), PL 1027/15 (inclusão dos agentes de transito no FNSP – Fundo Nacional de Segurança Pública) onde foi dado o direito de formar projetos municipais na área de trânsito e apresentar ao Governo Federal e, se aprovado, ter ajuda financeira da União.

Do Cotia Agora com informações da Agência Senado

demu2 demu3 demu4 demu5

Agente Siqueira
Agente Siqueira

demu7 demu8

Agente Reinaldo
Agente Reinaldo
Agente Kinchen
Agente Kinchen