Cotia e sete cidades criam game para engajar jovens no combate ao mosquito da dengue

Um jogo para se divertir com familiares, aprender sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e ainda concorrer a ingressos para ir ao cinema com os amigos: o quiz #StrikeAedes une o útil ao agradável. Mas o desafio que apresenta não é pequeno.

Quem baixa o app do game pelo Google Play ou pela App Store se depara com mais de mil perguntas que vão testar todos os seus conhecimentos sobre cultura pop (incluindo várias questões sobre cinema e séries de TV), história, geografia, saúde e formas de enfrentamento ao Aedes aegypti.

Para que a família combata o inseto transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya unida, pais podem jogar com os filhos e irmãos podem unir forças para responder às tricky questions do quiz. E dá até para competir com os amigos, já que o game possui um ranking, e os jogadores podem ver a sua posição em relação às outras pessoas que estão jogando.

Semanalmente, os primeiros colocados no ranking têm seu empenho compensado com um par de ingressos para assistir a seus filmes favoritos nos cinemas da Rede Cinemark. Para concorrer a estas premiações, contudo, é necessário residir em Cotia, Osasco, Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus ou Santana do Parnaíba. Isso porque o game faz parte da campanha #StrikeAedes, realizada pelo Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de fomentar o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti por meio do conhecimento.

A ideia com a iniciativa é fazer com que estudantes reconheçam que, como cidadãos, combater o mosquito está em suas mãos. E é exatamente por isso que o aplicativo do game permite também registro de fotos, com denúncias a focos do inseto e publicação de situações de “antes e depois”, quando for possível solucionar o problema sem acionar autoridades públicas.

Para engajar cada vez mais pessoas a participarem da campanha, a iniciativa conta com o apoio de influenciadores digitais ligados ao universo geek para a sua divulgação, como a galera do canal Rede Geek, no YouTube, e a youtuber Dee Galvão. Os conteúdos produzidos por eles, assim como informações sobre o combate ao Aedes aegypti e novidades sobre o jogo, estão presentes no hotsite e nas redes sociais da campanha.