Cotia e quatro cidades da região integram força tarefa para coleta de pneus

Um total de 310 municípios paulistas – incluindo cinco cidades da região Oeste: Cotia, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Jandira  – integram uma força tarefa que, até sexta-feira, vai recolher pneus por meio de postos de coleta.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a ONG Reciclanip e com as prefeituras, com objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, do vírus zika e da chikungunya.

Segundo a secretaria, a população pode colaborar levando os pneus, que não têm mais uso, até os postos de coleta. Eles serão encaminhados, pela ONG, para uma empresa que faz a reciclagem desse tipo de material. Os endereços podem ser conferidos no site www.saude.sp.gov.br Também durante a ação, a pasta, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e as prefeituras vão ar continuidade aos mutirões de combate aos focos do mosquito em vias públicas e nos imóveis. Foram mobilizados, até o momento, 18,3 mil agentes de saúde e supervisores de 526 municípios para a realização do trabalho de campo durante todos os sábados dos meses de setembro a dezembro de 2016.

Haverá, ainda, um reforço com 500 agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Os municípios interessados em participar da campanha assinaram um termo de adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados em sua jurisdição.

Ação, que tem como objetivo acabar com focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, zika e chikungunya, segue até sexta-feira.

Do Webdiario