Cotia e cidades vizinhas promovem o Outubro Rosa com orientações sobre o câncer de mama

Haverá programação especial para as mulheres da região.

Cotia, Barueri, tapevi e Osasco vão participar da campanha Outubro Rosa, organizada pela Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, contra o câncer de mama.

Apesar das ações educativas, em 2014, houve 14.786 óbitos por câncer de mama no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Neste ano, a estimativa é de que mais de 57,9 mil novos casos da doença surjam, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Para o médico sanitarista e epidemiologista do Inca, Arn Migowski, a prevenção deve ser ininterrupta. “É preciso ter continuidade. Não adianta oferecer só um exame, tem que ter atendimento na rede do sistema de saúde; é fundamental. A mamografia também precisa ser de qualidade, senão não tem utilidade”, explicou.

A orientação, no geral, é realizar o exame de mamografia a partir dos 50 anos, quando a doença é mais frequente, a cada dois anos. No caso de suspeita de câncer, acompanhar com o médico e seguir as orientações. Alguns sinais de alerta para a doença são caroço embaixo do braço, secreção da mama, alteração no formato do seio, entre outras.

Programação

Em Cotia, serão feitas palestras na Clínica da Mulher (Rua Topázio, 183) e também distribuição de materiais sobre a doença nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, Policlínica do Portão, P.A. do Parque São George e UPA 24hs.

Na cidade de Barueri haverá programação variada até o final de outubro. O calendário inclui pedágio solidário, mutirão de doação de cabelos (11 de outubro, das 18h às 23h, na Feira Noturna) e a tradicional Caminhada Rosa (22 de outubro, às 9h, saída do Ginásio José Corrêa), entre outras ações. Mais informações pelo telefone 4199-2800.

Itapevi recebe a carreta do “Programa Mulheres de Peito”, feita pelo Estado, para realizar exames de mamografia (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, até 29 de outubro. A Prefeitura de Osasco informou que realizará atividades, mas que ainda não fechou a programação.

Do Jornal Giro S.A.