Cotia e Carapicuíba participam do Plantio Global 2019, no próximo domingo

O Transition Towns Granja Viana, pelo segundo ano consecutivo, irá promover no próximo domingo (17), o Plantio Global em nossa região.
Este ano, o TGV, como grupo articulador da ação, assumiu o desafio de realizar o plantio em Cotia e em Carapicuíba, simultaneamente.

O Plantio Global é uma iniciativa comunitária e participativa de caráter pedagógico pela valorização das árvores e dos seus benefícios para todas as formas de vida, através da experiência do plantio simultâneo, com o propósito de agregar sensibilização, conscientização e educação ambiental.

Será um evento para todos os interessados na ação global, onde Cotia e Carapicuíba irão compor o mapa de todas as ações mundiais, plantando, no mesmo dia e horário, em prol de “Nossa Casa Comum” – o Planeta Terra.

Em parceria e realização com a Secretaria de Meio Ambiente e a de Saúde (Cotia e Carapicuíba); Associação Amigos do Parque Cemucam; Rotary Club Cotia Granja Viana; Ciclotia, Conseg Cotia e Granja Viana e realização com o CES – Centro de Educação para Sustentabilidade Carapicuíba e Associação São Joaquim, o Plantio Global irá conectar pessoas, famílias, municípios no Brasil todo e diversos países, vivenciando a experiência do plantio coletivo de mudas arbóreas.

Em Cotia, o evento acontecerá das 9h às 11h na Praça Carlos Alberto Tambosi, no comecinho da Avenida João Paulo Ablas, esquina com a Rua Rio Maicure, Jardim da Glória, onde serão plantadas espécies nativas de Mata Atlântica (floríferas, frutíferas e melíferas).

Planejado com o objetivo de atrair espécies polinizadoras e pássaros, formando o 1º Corredor Verde de Polinização em nossa região, este plantio terá também atividades recreativas de Educação Ambiental para toda a família, aula de zumba às 9h, piquenique colaborativo (leve contribuição para o lanche e sua caneca), além de ações de conscientização e promoção da saúde da mulher, em comemoração ao mês da mulher, promovidos pela Prefeitura de Cotia.

Em Carapicuíba, o Plantio Global acontecerá na Avenida São Camilo, 968, no canteiro central, em frente ao CES Carapicuíba, das 9h às 13h com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental e com o foco na polinização.

Este projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de abelhas no mundo, tais como as realizadas na Grã Bretanha e em Oslo, capital da Noruega, que impulsionou a “rodovia das abelhas”, com espécies melíferas.

A programação em Carapicuíba conta com o preparo do terreno e plantio, piquenique colaborativo, oficina de bombas de sementes e de plaquinhas para as crianças identificarem as mudas plantadas e troca de sementes, além do passeio Circuito CES – Centro de Educação para Sustentabilidade de Carapicuíba – conhecendo a construção sustentável da sede, trilha, viveiro de mudas, orquidário e horta.

O TGV – Transition Towns Granja Viana – nasceu em 9 de junho de 2009, e sua essência está em seu nome: Cidades em Transição. As iniciativas do movimento pretendem implementar ações necessárias de curto, médio e longo prazos para enfrentar as mudanças climáticas e o pico do petróleo. Mas vai além: cultivar e fortificar a vida comunitária, ter uma vida mais sustentável, repensar a maneira de consumir, resgatar a sabedoria do passado, rever todos os processos do nosso dia a dia. Traz mudança de paradigmas com alegria, prazer e diversão.

O Transition cria, executa e celebra e também renova, repensa e refaz. Como uma teia ativa e criativa, vem mudando as relações no bairro, dando um grande exemplo às comunidades, daqui e no mundo!

Conheça e participe! Maiores informações em [email protected]
A sugestão é utilizar roupas confortáveis, repelente, protetor solar e levar suas canequinhas para evitar a produção de resíduos.
Após o plantio, será realizado um piquenique sustentável comunitário. Leve seu lanche e sua caneca para compartilhar e confraternizar com todos!

Serviço – Plantio Global:

Domingo, 17/3
Em Cotia
Das 9h às 11h
Praça Carlos Alberto Tambosi – Avenida João Paulo Ablas, esquina com a Rua Rio Maicure – Jardim da Glória.

Em Carapicuíba
Das 9h às 13h
Avenida São Camilo, 968- Carapicuíba

Maiores informações: [email protected]