Cotia confirma um caso de sarampo e três sob investigação

A Secretaria de Saúde de Cotia confirmou que, em junho, houve um caso de sarampo registrado no município. De acordo com a pasta, a pessoa infectada mora na região da Granja Viana. Mais três casos estão sob investigação.

Em relação aos municípios da região, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia, Silvana Silva, disse que a cidade está em uma situação ‘confortável’. “Mas não podemos baixar a guarda e, embora não tenhamos sido incluídos na intensificação do Estado, estamos fazendo a nossa parte”, disse.

Na região, foram confirmados mais três casos de sarampo: dois em Osasco e um em Barueri. Por conta da circulação do vírus nessas e em outras cidades – dentro e fora da região -, o governo de São Paulo ampliou a campanha de vacinação para mais nove municípios, entre eles, Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba.

A ação do governo estadual vai até 16 de agosto e o público-alvo são jovens com idade de 15 a 29 anos, considerado mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina.

No último domingo (21), a ação de vacinação contra o sarampo em Cotia aconteceu na Feira Livre. Segundo a Prefeitura, foram vacinadas 308 pessoas.

Nesta quinta-feira (25), das 16h às 20h, um posto de vacinação estará montado no Terminal Metropolitano. Já na sexta-feira (26), das 17h às 20h, a vacinação ocorrerá na Feira Noturna de Caucaia do Alto. A intensificação está focada no público com idade entre 15 e 29 anos de idade.

Por José Rossi Neto – Revista Circuito