Cotia atinge 90% da meta em vacinação contra febre amarela

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, no sábado (29), pouco mais de cem pessoas compareceram aos postos de saúde participantes do Dia D de vacinação contra a febre amarela, mas a vacina, no entanto, está disponível em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde do município e é aplicada em dias pré-definidos.

Em Cotia, a Secretaria de Saúde contabiliza uma cobertura vacinal contra a doença de 90%, até o final de junho, a meta é chegar a 95%. O secretário de Saúde, Magno Sauter, alertou que as pessoas que não se vacinaram e que não têm restrição à vacina, devem se imunizar. “A vacina é a forma mais segura de se proteger contra a doença. Cotia tem muitas áreas verdes, o contato com primatas é comum, então é melhor estarmos todos protegidos. A febre amarela pode ser fatal”, destacou Magno Sauter.

Quem deve se vacinar? Todos que ainda não tomaram a vacina, crianças, a partir de nove meses de idade, lactantes que amamentam bebês acima de 6 meses, quem tomou a vacina fracionada e vai viajar para País que exige a dose padrão.

Quem não pode tomar a vacina? Pacientes em uso de terapêutica imunodepressora (quimioterapia, radioterapia, corticoide em doses elevadas por mais de duas semanas. Em caso de dúvidas, procurar a UBS de referência com as receitas de medicação de uso.