Cotia Agora participa de testes de ônibus biarticulado da EMTU

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, está em testes com um ônibus biarticulado na linha 396 – Terminal Cotia-Metrô Butantã desde quinta-feira (21).

O objetivo é ver se este tipo de veículo se adapta ao trajeto e, caso aprovado nos testes, poderá ser colocado para fazer esta linha, que é uma das principais usadas pelos cotianos.

Com um motor Scania Euro 5 de 360 cv de potência e podendo transportar até 270 passageiros, o equivalente a 68 carros com quatro passageiros, funciona movido a biodiesel, o que reduz as emissões de carbono. Conta com sistema de ar-condicionado, suspensão a ar e câmbio automático. O ônibus faz quatro viagens experimentais por dia e o Jornal Cotia Agora participou de uma delas, conversando com funcionários e sentindo a recepção dos passageiros.

A primeira viagem foi por volta das 6 horas da manhã e a segunda, às 9h. Na viagem que fizemos, cerca de 40 pessoas embarcaram no Terminal Metropolitano de Cotia. Logo na entrada, os passageiros ficaram surpresos com a novidade e perguntavam se seria definitivo.

Conversamos com alguns deles, que, curiosos, queriam saber se mais carros seriam colocados à disposição da população. Eles aprovaram o veículo e reclamaram da lotação dos ônibus convencionais, principalmente nos horários de pico. Uma das passageiras está de férias no trabalho e disse que quando vai em dias normais, pega o ônibus por volta das 5h da manhã cheio e na volta, normalmente vem em pé para Cotia. Ela aprovou o biarticulado: “Nossa, parece que estou no metrô”, brincou.

Outra passageira comentou sobre a necessidade de mais ônibus e, se os biarticulados forem aprovados, será benéfico á população cotiana que usa os ônibus todos os dias. “Ele é confortável e silencioso, gostei”, disse a jovem.

A EMTU fará testes por aproximadamente dez dias, com duas viagens de manhã e duas à tarde. Caso o biarticulado seja implantado, deverá fazer oito viagens diárias, na linha Cotia-Metrô.

Por ser um veículo longo, de 28 metros, caso seja aprovado, será usado somente entre o terminal e seu destino final. Não passará pelo centro da cidade, por causa das ruas estreitas.

IMG_1923 IMG_1924 IMG_1929 IMG_1930 IMG_1933 IMG_1941 IMG_1944 IMG_1953 IMG_1960 IMG_1962 IMG_1966 IMG_1970