Corpus Christi em Cotia não será feriado e empresas trabalham normalmente

Celebrado neste ano em 3 de junho (próxima quinta-feira), o dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas, sim, ponto facultativo. Para evitar a disseminação do coronavírus, no entanto, Cotia, algumas cidades vizinhas e a Capital anteciparam o feriado.

Em Cotia, a data foi antecipada para 29 de março em uma semana de feriadão prolongado com outros, inclusive o Corpus Christi de 2022, em 1º de abril passado.

Já a decisão de manter o Corpus Christi como ponto facultativo foi divulgada pelo Ministério da Economia, em portaria publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro do ano passado. O documento lista também os demais feriados nacionais de 2021.

Diante disso, as empresas que anteciparam o feriado no final de março deverão trabalhar normalmente e sem pagamento de horas extras ou adicionais aos seus funcionários. Já as que não anteciparam, podem e devem folgar ou se funcionarem, pagar bônus aos servidores.

Qual o significado de Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim que significa, literalmente, “corpo de Cristo”. Trata-se de uma festa católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.

O que é celebrado no Corpus Christi?
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4º, em 1264, para ser celebrada na primeira quinta-feira – referência direta à Santa Ceia, também realizada numa quinta -, após o domingo da Santíssima Trindade. Este ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A celebração também não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada, por sua vez, sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval.

Da Redação do Cotia Agora com informações do Estadão