Corolla é o carro mais vendido no mundo

A Toyota pode ter perdido o trono de maior montadora do mundo, segundo a consultoria Focus2Move, mas a fabricante japonesa ainda é detentora do veículo mais vendido no globo.

O Corolla repetiu o feito de outros anos e fechou 2014 à frente do Focus, o segundo colocado.

O modelo bateu seu recorde histórico de vendas, com 1,22 milhão de unidades emplacadas. O Focus, que havia se aproximado em 2013, perdeu vendas e fechou 2014 com 1 milhão de exemplares emplacados.

Com a nova geração vendida em mais mercados, incluindo o Brasil, o Golf saltou de 9º para 3º, à frente das picapes da Série F, da Ford, que são contadas como um veículo apenas (veja infográfico abaixo).

carros

Apesar disso, a Ford é a marca com mais modelos entre os mais vendidos: além do Focus e da Série F, o Fiesta fechou o ranking em 10º lugar. Grande parte das vendas do compacto vieram do Brasil: nada menos que 19%, o que inclui o velho Fiesta Rocam.

 

A ajuda do nosso mercado, contudo, só foi significativa com o Fiesta. Com medidas que restringem a venda de carros maiores e, sobretudo, importados, o Brasil pouco representa nas vendas dos principais modelos globais. O Cruze, por exemplo, tem 6% de seus emplacamentos ocorridos em nosso país, Corolla menos ainda: apenas um em cada 20 sedãs é adquirido por um brasileiro.

O caso mais extremo dessa distorção é o Camry, também da Toyota. Automóvel mais vendido nos Estados Unidos, o sedã grande teve apenas 127 das 764 mil unidades vendidas em território nacional.

 

Enquanto isso, o Palio, carro mais vendido no país em 2014, teve somente um terço do volume de vendas do 10º veículo da lista, mais uma prova que nosso país, mesmo sendo o 5º maior mercado de veículos global, sofre de uma regulamentação excessiva, que determina à força que tipo de automóvel devemos consumir.

 

Do iG