Convênio estadual visa diminuir mortes no trânsito em Cotia

O Governo do Estado assinou na terça-feira (14) parcerias com 17 municípios, entre eles Cotia, que ampliam o número de convênios do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Este é o segundo grupo de cidades que assinaram a parceria em 2017.

O prefeito Rogério Franco esteve na solenidade de assinatura do convênio.

O objetivo desses convênios é fornecer auxílio na estruturação da gestão da segurança viária em cada um dos municípios selecionados. O aporte financeiro ao projeto permite a realização de ações que ajudarão a reduzir as mortes no trânsito.

Com o início da parceria, serão realizadas visitas de diagnóstico em cada ponto especificado. Também serão construídos planos de ações com medidas preventivas e de melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização das pessoas. Além disso, nos 17 municípios, será proposta a criação de um Comitê de Segurança de Trânsito com representantes de vários órgãos e setores relacionadas ao trânsito.

Entre eles as polícias Militar e Civil, setores de Engenharia de Tráfego, Fiscalização e Educação para o Trânsito, Unidades de Saúde e Hospitais, SAMU, Corpo de Bombeiros, Detran, DER e Concessionárias Rodoviárias. Dessa forma, será possível apresentar análises e levantamentos detalhados das causas e soluções para a redução de acidentes e óbitos.

Segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (INFOSIGA-SP), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas, apenas nessas 17 cidades que assinaram o protocolo de intenção, 713 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em 2016.

Cotia registrou 23 mortes no trânsito em 2016, conforme publicação do Jornal Cotia Agora. (LEIA)