Contos & Causos de Cotia: O dia que o Presidente da República visitou nossa cidade

Por Beto Kodiak

Publicado originalmente em 10/3/2017. Veja mais Contos & Causos em 

https://jornalcotiaagora.com.br/?s=contos+e+causos

Cotia já teve no passado histórias com presidentes da República, que os mais antigos contam, principalmente de Jânio Quadros, que após a renúncia, veio se esconder em uma chácara ali na região da atual Vila Jovina, onde hoje é a Etec.

Mas, a história do Jânio conto em outra oportunidade. Hoje vou relembrar aquele dezembro de 1976, quando um presidente militar esteve em Cotia.

Ernesto Geisel, general do Exército e presidente da República entre 1974 e 1979, veio a Cotia em 3 de dezembro de 1976, para inaugurar os laboratórios Wellcome (atual Zeneca) e teve uma rápida passagem pela cidade.

Acompanhado de uma grande comitiva, inclusive com alguns ministros, Geisel, ao lado do governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins, Geisel chegou por volta das 9h40 da manhã na sede da empresa, no Km 26,6 da Raposo Tavares.

Os momentos de Geisel na empresa foram todos metódicos. Cumprimentou todas as autoridades e executivos da Wellcome, descerrou a placa de inauguração, ouviu e fez discurso e assistiu a bênção do padre de Cotia, João Smith.

Após isso, fez um tour por toda a empresa e depois participou de um coquetel. Duas horas depois, Geisel deixou Cotia e seguiu pela Raposo Tavares (ainda sem congestionamento) para a Capital, onde cumpriu extensa agenda de reuniões.

Não me lembro de outro presidente visitando Cotia. O general Geisel, foi o único exercendo o cargo a pisar em solo cotiano.

A notícia foi dada pelo jornal A Tribuna na época, como podemos ver abaixo:

geisel1 geisel2

LEIA MAIS CONTOS & CAUSOS:

https://jornalcotiaagora.com.br/?s=contos+e+causos