Consumo de bacon pode ajudar na redução de peso, além de outros benefícios, destaca médico Mauricio Egydio

Entre muitos benefícios, o consumo de bacon ajuda na digestão, reduz o colesterol e controla diabetes

Afinal, o bacon pode ou não ser um alimento saudável? A resposta é sim, desde que alguns cuidados sejam tomados em relação à origem do produto. Assim como os processos que ele foi submetido e ao tipo de cozimento utilizado em seu preparo. O médico são-roquense, Mauricio Egydio, especialista em longevidade, incluindo a alimentação saudável, fala sobre o alimento.

O bacon é uma carne, geralmente retirada da barriga do porco, que passa por um processo de cura e defumação. Mas, se engana quem pensa que a origem do bacon é apenas suína, é possível encontrar bacon de peru e de boi, por exemplo.

Benefícios do bacon

O bacon, se consumido de forma correta pode ser um benéfico para a saúde, ele possui gorduras que são muito boas para a saúde. Quase 50% da gordura encontrada no bacon é monoinsaturada, que é semelhante ao óleo de oliva.
Além disso, 40% da gordura é saturada sendo semelhante do óleo de coco, por exemplo. E os outros 10% é composto pela gordura poli insaturada, tendo sua qualidade influenciada pela forma como o porco foi criado.

Os benefícios esperados dessas gorduras são a redução de peso, porque “gordura não engorda”, e um ganho extra de energia, principalmente mental, devido à formação de corpos cetônicos, alimento preferido do cérebro. A gordura insaturada mantém os níveis de insulina baixos durante o dia, ajudando na perda de peso e a diminuir o risco de diabetes. A gordura insaturada também aumenta os índices de HDL, o tipo de colesterol que recolhe as gorduras do
corpo e acerta os níveis do LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.

O médico também destaca que o bacon é rico em proteínas, que é essencial para acelerar o metabolismo e ajudar na redução de peso. Mas não é apenas por conta da proteína e das gorduras boas que o bacon pode ser bom para a saúde. O doutor Mauricio ressalta ainda que o alimento é rico em vitamina B3, sendo que uma porção de 100 gramas de bacon conta com 11 mg da vitamina.O consumo de bacon ajuda na digestão; reduz o colesterol; controla diabetes; facilita o emagrecimento; protege a saúde cardiovascular; facilita o ganho de massa magra; estimula a produção de hormônios e dá mais energia ao organismo.

Além disso, Egydio cita outros benefícios que estão associados ao consumo adequado de bacon, como a melhora da circulação sanguínea, aumento do sistema imunológico.

Cuidados devem ser tomados com a associação do bacon com alimentos ricos em carboidratos e açúcares. Bacon fará muito bem a sua saúde associado a vegetais e outras proteínas, mas poderá formar uma combinação arriscada se for consumido com excesso de carboidrato, como massas e pães.

Bacon e pancetta é a mesma coisa?

Ambos são feitos a partir da barriga de porco, entretanto os processos de preparo são diferentes. O bacon é de origem inglesa, defumado, curado no sal e geralmente é encontrado em forma de fatia ou misturado com outros tipos de carne, tem sabor mais forte e marcante.
Já a pancetta é de origem italiana e não passa pelo processo de defumação. Na maioria das vezes é incrementada com noz moscada, especiarias e alho, podendo ser encontrada em fatias bem finas e em formato de cubos ou rodelas, possuindo sabor leve e delicado. Aponta o médico.

Finalizando, Mauricio pontua que o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.

Dr. Mauricio Egydio. Médico Fisiologista e Ortopedista há 20 anos. Trabalha no atendimento de pacientes em seu
consultório em São Roque, com método de Medicina Integrativa, com aplicações de desenvolvimento pleno de saúde mental e física, gerando mais qualidade de vida as pessoas.
Endereço: Vila Marques, São Roque – Rua Santana, 142 l 3º andar, consultório 42.
Instagram: dr_mauricio_egydio. www.drmauricioegydio.com.br