Consumo de álcool afeta a saúde bucal

Ingestão de três doses de bebidas alcoólicas pode provocar infecções e diversos tipos de câncer

Muitas pessoas sabem que os doces e os refrigerantes podem ser considerados inimigos da saúde bucal.  No entanto, poucos conhecem os problemas causados pelas bebidas alcoólicas. De acordo com uma pesquisa  realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York e publicada em abril deste ano na  revista Microbiome, ingerir mais de duas doses diárias de bebidas alcoólicas pode provocar diversas  doenças que vão de infecções a diversos tipos de câncer.

O estudo revela que a ingestão do álcool pode alterar as mais de 700 espécies de bactérias, fungos e vírus que colonizam a cavidade bucal, o chamado microbioma oral. Com isso, o corpo fica mais suscetível às doenças  e esse desequilíbrio pode provocar tumores na boca, na cabeça, no pescoço e no sistema gastrointestinal.

Quem bebe demais também pode ter problemas como a erosão da estrutura dentária. “É que podem ocorrer vômitos, o que deixa os dentes expostos ao líquido proveniente do estômago, que é muito ácido”, explica o dentista Igor Ribeiro. Essa acidez pode dissolver o esmalte dentário e, com isso, deixar os nervos expostos, causando aumento na sensibilidade e dor de dente. Além disso, quando o esmalte é desgastado, os dentes podem ficar manchados.

Por isso, sempre que ingerir uma bebida alcóolica, a dica é esperar 30 minutos e fazer uma boa higienização bucal – esse tempo é necessário para que a escovação não retire ainda mais o esmalte.

O álcool ainda desidrata o organismo, reduzindo a quantidade de saliva e deixando a boca seca. Com isso,  provoca o mau hálito (também chamado de halitose) e o aumento da formação da placa bacteriana, elevando a incidência de doenças gengivais. Outro fator problema é o alto teor de açúcar de algumas bebidas como os licores, por exemplo, que podem favorecer o surgimento das cáries. Para manter distância desses problemas, Ribeiro recomenda uma boa higienização bucal. “Usar corretamente a escova e o fio dental é fundamental para preservar os dentes e a saúde da boca. Mesmo que a pessoa chegue cansada de uma balada, jamais deve dormir sem escovar os dentes”, alerta.

Um pouco mais sobre a pesquisa

O estudo foi feito com 1.044 voluntários, com idade entre 55 e 87 anos e classificados conforme o hábito de ingerir álcool: 270 não consumiam bebidas alcoólicas, 614 bebiam moderadamente e 160 bebiam em grande quantidade.
Foram considerados bebedores excessivos, mulheres que tomam uma ou mais dose de cerveja, vinho ou licor por dia;  e homens que ingerem duas ou mais.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que pertencem a esse grupo apresentaram uma redução abundante no número de  bactérias benéficas à saúde (como lactobacilos) e um aumento de micro-organismo prejudiciais ao organismo.

Sobre a Dental Cremer

A Dental Cremer é líder em distribuição de produtos odontológicos na América Latina, sendo a primeira one stop shop da odontologia brasileira, disponibilizando tudo que o dentista precisa em um só lugar, por meio da sua central de vendas e loja virtual. Desenvolver soluções inovadoras e garantir praticidade à rotina dos dentistas têm sido os diferenciais da Dental Cremer. A empresa atende mais de 70 mil profissionais, de todas as regiões do país, e oferece mais de 50 mil itens entre produtos e serviços para todas as especialidades.