Consórcio que une Cotia e 7 cidades assina acordo de Desenvolvimento Econômico Sustentável com União Europeia

O vice-presidente do Cioeste e prefeito de Itapevi, Igor Soares, assinou um acordo inédito com a União Europeia na quarta-feira (17). A aliança representa uma oportunidade para que os municípios que integram o consórcio (Cotia, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) realizem parcerias com países, cidades e regiões da Europa.

Com o acordo, o Cioeste passa a coordenar territorialmente o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, que reúne autoridades públicas regionais de todo o mundo concentradas em promover ações e iniciativas locais em prol do clima e do uso de energia sustentável, de acordo com objetivos traçados pela União Europeia.

A aliança possibilita ainda oportunidades de desenvolvimento e fomento de negócios sustentáveis para a região do consórcio. Desta forma, facilitará a busca por cooperação internacional e financiamento para a viabilização de projetos, a partir da integração dos municípios do Cioeste à rede do Pacto Global de Prefeitos.

Primeiro convênio desta natureza firmado pela União Europeia fora da Europa, o acordo é resultado do trabalho contínuo realizado pela equipe do Cioeste, durante dois anos. Neste período, o consórcio participou também de uma missão em Portugal e na Inglaterra (Reino Unido), a partir do Programa TAIEF, para conhecer os sistemas de produção de biodiesel empregados nestes locais.

Durante a ocasião, o Cioeste teve a oportunidade de firmar acordos de cooperação com dois consórcios europeus, o Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e o Resíduos do Nordeste.