Conisud se reúne para discutir economia e meio ambiente

O Conisud – Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud), se reuniu na sexta (24) e nesta segunda (27) para discutir temas relacionados à região.

A principal pauta da sexta foi um debate sobre as consequências da Lei Complementar 448/2014, que atualmente tramita no Congresso Nacional. A norma legisla sobre o Simples Nacional e pode acarretar na perda de arrecadação dos municípios.

A ideia é debater o tema e ouvir os prefeitos da região. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a previsão é de agravamento das finanças municipais, levando em conta as imposições da norma e a crise do país.

Segundo o superintendente do Conisud, Professor Clóvis Pinto, “o objetivo é avaliar a posição do CNM e tomar uma posição na região sudoeste na questão. Estamos discutindo junto às oito cidades integrantes do Consórcio e vamos tomar um posicionamento”, disse.

Ainda durante a reunião foi tratado o projeto da “Casa Abrigo Regional”, cuja meta é proteger e promover a reintegração à vida social e econômica de mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo serviços de atendimento psicológico, médico, jurídico e educacional.

Estiveram presente no encontro os prefeitos Roberto Rocha (Vargem Grande Paulista), Clodoaldo Leite (Embu Guaçu) e Fernando Antonio Seme (São Lourenço da Serra); o vice-prefeito de Cotia, Moisés Cabrera; e ainda representantes do poder executivo de Juquitiba.

Mananciais

Na reunião desta segunda, o tema foi “A Importância dos Mananciais da Região Sudoeste de São Paulo”.

O encontro contou com representantes dos oito municípios do consórcio: Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Taboão da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Profissionais da Sabesp e do Comitê de Bacias Hidrográficas do Tietê também participaram do evento, onde foram apresentadas as ações do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê relacionadas à região e a importância para o abastecimento de água.

O Conisud

Inaugurado em 2011, o Conisud atua em defesa dos interesses da região que abrange uma população de quase um milhão de habitantes e cujo território está mais de 90% em Área de Proteção de Mananciais. Fazem parte do órgão os municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Taboão da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, e Vargem Grande Paulista.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Chuvisco, é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo; eleito para o biênio 2015-2016.