Conheça três profissões que estão em baixa no Brasil

A crise pode mostrar boas oportunidades para algumas áreas, mas também existem setores que antes eram promissores e agora estão em baixa; confira

Apesar da crise econômica apresentar também algumas oportunidades, é normal que o momento faça com que muitas profissões fiquem em baixa. No Brasil, existem muitos profissionais que estão perdendo espaço em suas carreiras.

As profissões que estão em baixa no momento variam muito entre si. É possível encontrar desde cargos de gerência até áreas da engenharia. Confira abaixo algumas dessas profissões e entenda o motivo pelo qual estão passando por dificuldades:

1) Engenharia civil 

O profissional de engenharia civil faz a gerência de projetos de construção e de infraestrutura. A queda no setor acontece justamente porque o mercado imobiliário é uma das áreas que mais foram afetadas pela crise econômica. Houve queda no número de lançamentos e muitos escândalos políticos relacionados às empresas do segmento, o que também exerce influência negativa e dificulta a estabilização do mercado.

2) Engenharia de petróleo

Além da engenharia civil, a de petróleo também passa por um momento difícil no Brasil. O profissional da área trabalha na descoberta de poços de petróleo, além da exploração dos mesmos. Ele trabalha em petrolíferas, indústrias petroquímicas e refinarias.

O setor não é uma boa opção para o momento porque o mercado de petróleo está passando por dificuldades, não somente no Brasil, mas também no resto do mundo, devido ao preço reduzido pelo qual o barril está sendo vendido. Além disso, o profissional brasileiro também tem outro agravante, que é a crise da Petrobras.

3) Análise de projetos

Os analistas de projetos são muito importantes na performance de uma companhia, pois são os profissionais responsáveis por gerir os gastos e prazos de um projeto, bem como os caminhos necessários para chegar até o resultado esperado.

Apesar disso, a profissão está em baixa no momento. Isso porque as empresas veem a oportunidade de reduzir custos a partir do corte de alguns projetos, diminuindo a necessidade de contar com profissionais da área. As companhias, atualmente, estão tirando investimentos que visam o aumento na produção, por exemplo, assim fazendo com que o analista de projetos perca espaço no mercado.

Do iG