Conheça em Cotia a rota do turismo religioso com diversas atrações

Por Beto Kodiak

Aos poucos Cotia vai se tornando uma cidade que faz parte do roteiro de muitas pessoas que buscam atrações relacionadas à meditação, paz espiritual e religião.

No chamado turismo religioso existem opções diversas em Cotia e, principalmente aos finais de semana, tem atraído muita gente da Capital e cidades do interior.

As opções vão do budismo ao catolicismo e destacamos aqui no Jornal Cotia Agora, seis atrações, que podem ser conferidas abaixo:

Templo budista Odsal Ling (Ainda fechado para o público por conta da pandemia)

Construído em uma bonita área semirrural em Cotia, o Templo Odsal Ling traz em sua arquitetura elementos que marcam os templos tibetanos tradicionais. Residência oficial de Lama Tsering e de Lama Norbu, o Templo é o principal centro de práticas do Odsal Ling e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias elaboradas do budismo vajraiana. O Templo é destinado especialmente aos alunos empenhados na prática budista, mas também é aberto a iniciantes.

Visitação suspensa
Antes da pandemia, atendia aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (durante certos retiros o horário pode mudar – por favor, ligue para confirmar). Caso queira almoçar, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Endereço:
Templo Odsal Ling – Rua dos Agrimensores, 1461 – Chácara Ondas Verdes – Cotia
Fone: 4703-4099 e 4148-5826 – site: www.odsalling.org

Templo budista Zu Lai

O Templo Zu Lai, situado em Cotia desde 2003 é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Ficou fechado por mais de dois anos por conta da pandemia e reabriu neste dia 20 de maio. Ao ser criado, o Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Zu Lai e a Blia empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas.

Visitação
Sexta das 12h às 17h – Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h. Entrada e estacionamento são gratuitos. Veja regra de condutas http://templozulai.org.br/regras-conduta

Endereço:
Estrada Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão – (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Fone: 3500-3600 – site: www.templozulai.org.br

Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho

A Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizada em Embu das Artes (Diocese de Campo Limpo), está anexa à Casa de Formação da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli, dos Arautos do Evangelho. Em 2004, graças ao empenho e dedicação de Mons. João S. Clá Dias (fundador dos Arautos do Evangelho e idealizador desta igreja), ocorreu a bênção e lançamento da pedra fundamental, iniciando assim as obras.

No dia 11 de maio de 2014 a Igreja foi solenemente dedicada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Luís Antônio Guedes, Bispo de Campo Limpo. Ainda no mesmo ano, no dia 31 de maio, foi elevada pela Santa Sé à dignidade de Basílica Menor.

Dentre as condições para que uma Igreja receba o título de Basílica, requer-se que nela se promova uma verdadeira e ativa vida litúrgica e pastoral exemplar na Diocese. Para cumprir este objetivo, o papel do cântico é primordial, com efeito, ele é um instrumento para dar glória a Deus ao traduzir as realidades espirituais de modo sensível. Tal embelezamento fica a encargo do coral dos alunos do Colégio Internacional Arautos do Evangelho que alternam a polifonia clássica e o gregoriano.

Visitação
Somente nos horários de missas. De segunda a sexta 19h30, sábados às 17h e domingos às 8h, 10h, 17h e 19h

Endereço
Avenida do Capuava, 3040 – Bosque Capuava / Rua dos Agrimensores, 183 / Acesso pelo Km 26 da Raposo Tavares
Site https://arautosgranjaviana.blog.arautos.org/

Paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate

Com 308 anos de existência, a chamada Igreja da Matriz de Cotia é o maior patrimônio histórico da cidade devido à data de construção. Após anos de construção, foi inaugurada em 1713 no Centro de Cotia e tem uma história de muita ligação dos fieis católicos da cidade e região.

Visitação
Diariamente

Endereço
Rua Senador Feijó, 12 – Praça da Matriz – Centro
Fone: 4703-2180 – Facebook: https://www.facebook.com/nsmonteserratecotia/

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Terezinha do Menino Jesus

Fundado em 1947, o Carmelo é um dos pontos de maior concentração de católicos na cidade. A história do Carmelo você pode conferir clicando AQUI.

Visitação
Consulte pelo telefone 4703-7446

Endereço
Avenida Professor Joaquim Barreto, 162 – Centro
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Carmelo-do-Imaculado-Cora%C3%A7%C3%A3o-de-Maria-e-Santa-Teresinha-do-Menino-Jesus/562127527198092


Sítio do Padre Miguel

Segundo o historiador João Barcellos, parte do sítio foi vendida para um condomínio, mas ainda há construções e histórias do Padre Miguel Pedroso, que chegou na década de 40 em Cotia e ficou conhecido por “expulsar demônios” dos católicos da época. Padre Miguel conquistou a simpatia dos fieis da época e em um antigo haras construiu seu sítio, que tinha uma capela (hoje não existe mais e outra foi construída) onde eram feitas missas.
Na área que hoje ainda é preservada, moram freis contemplativos e o espaço é aberto para visitação e fica na altura do Km 37 da Raposo Tavares. Informações: Mundo Aflora (9-9525-0502 e 9-4197-6896) – Imagens: Revista Corpus (João Barcellos)