Confira o que pode funcionar em Cotia na fase emergencial até dia 30

A relação de comércios que podem funcionar ainda é grande, mas sempre bom lembrar que é bom evitar aglomeração e ir aos locais somente em caso de necessidade.

Diferente do que se tem veiculado em páginas de Facebook, os supermercados podem abrir normalmente, mesmo os que funcionam 24h e não terão que fechar às 20h, como erroneamente estão publicando nas redes sociais.

O governador João Doria confirmou a informação, mas pediu que os supermercados façam a aferição da temperatura corporal dos clientes e disponibilizem álcool gel, além de fiscalizar o uso de máscaras, que, no descumprimento, acarreta em multa de mais de 5 mil reais ao estabelecimento.

Veja como funciona o comércio na cidade e região até dia 30:

-Escolas privadas, com 35% da capacidade. Estaduais apenas para alimentação de crianças carentes
-Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e clínicas veterinárias
-Supermercados (incluso os 24h), hipermercados, açougues, lojas de suplemento, feiras livres.
-Delivery e drive-thru para padarias das 20h às 5h; no restante do dia, funcionamento normal.
-Delivery para bares, lanchonetes e restaurantes.
-Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis
-Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos privados
-Construção civil e indústria
-Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens
-Outros serviços: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

Restrições

-Lojas de material de construção
-Comércios não essenciais, como lojas de roupas e restaurantes não poderão operar com serviço de retirada presencial, apenas delivery (24 horas) ou drive-thru (das 5h às 20h).