Confira 10 dicas para economizar água na cozinha

Para cada copo sujo, são necessários mais dois copos cheios de água limpa para lavá-lo. Em 15 minutos de torneira aberta para lavar a louça, gastam-se cerca de 120 litros de água. Por conta disso, a cozinha pode se tornar um dos maiores problemas para economizar água. Confira dicas para mudar os hábitos e reduzir gastos:

1 – Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Ensaboe com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Lavar a louça por 15 minutos com a torneira aberta consome 120 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros.

2 – Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Depois faça o enxágue.

3 – Na máquina de lavar louça são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

4 – O aerador, mais conhecido como “peneirinha”, é uma válvula que pode ser colocada no bico da torneira e ajuda a economizar água ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso.

5 – Ao fechar a torneira, certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano, pelo menos 16 mil litros de água são desperdiçados.

6 – Verifique se não há vazamentos. Um buraco de dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. Para verificar, feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional.

7 – Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, é importante o controle do uso da louça. Tentar usar o mesmo copo durante o dia e deixar a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez são bons exemplos.

8 – Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral, uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos. Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

9 – Não use água da torneira para descongelar alimentos. Descongele os alimentos na geladeira para uso eficiente da água e segurança alimentar.

10 – Uma maneira de economizar oito copos de água é reutilizar a água que sobrou de alimentos cozidos para uma sopa nutritiva.