Condomínios em área sem estrutura em Cotia já causam revolta em compradores

Há muito tempo que o Jornal Cotia Agora vem mostrando o tanto de condomínios e prédios sendo construídos em locais sem infraestrutura na cidade.

Muitas pessoas compram casas, terrenos e apartamentos, muitas delas vem de outras cidades e não sabem muito sobre o local, a estrutura e o que existe na região. Ruas e estradas estreitas e sem calçada, com asfalto esburacado, falta água, picos de queda de luz, sem contar falta de vagas em creches e escolas, trânsito caótico, transporte público ineficiente e até inexistente.

O resultado na maioria das vezes, e isso contamos com dezenas de relatos, são os problemas no entorno e caminho para chegar à nova moradia.

A bola da vez nas reclamações é um condomínio na Estrada do Morro Grande, em uma área que deveria ser preservada, mas que a Prefeitura vem liberando muitos desses residenciais. Só nesta semana recebemos três reclamações do entorno de um residencial. Enviamos as reclamações para as secretarias responsáveis e mostramos ao final da matéria. Vamos aos relatos dos moradores:

DIEGO:Oi, boa tarde, irei me mudar para o Jardim Isis em Cotia no novo condomínio Sindona Tangará, localizado na Estrada do Morro Grande e percebi que à noite a rua fica muito escura, não tem iluminação suficiente bem como percebemos que os pontos de ônibus são um tanto quanto afastados um do outro. Há um abaixo assinado online neste link https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/Prefeitura_de_cotia_Ponto_de_onibus_e_iluminacao_1/
que solicitamos juntamente com o condomínio vizinho providências junto a Prefeitura.
Por este motivo solicitamos a análise e instalação da iluminação da via, instalação de ponto de ônibus mais próximo com iluminação bem como tapando buracos no trajeto da via.

TAINÁ: “Boa tarde, sou moradora do condomínio novo, o Sindona Tangará, ele fica localizado na Estrada do Morro Grande – Jardim Isis, a estrada está sem iluminação e ela não possui calçadas, pois o mato está tomando conta de quase tudo, colocando em risco vidas dos moradores da região que precisam trafegar por ela, podendo gerar algum acidente bem sério, ja pedimos na prefeitura, mas até agora nada foi feito para nos ajudar a resolver a situação, nós moradores precisamos de ajuda. obrigada”

FERNANDA: “Gostaria de fazer uma reclamação. Moro na Estrada do Morro Grande, em um condomínio recém construído, o Sindona Tangará. Nesta estrada tem dois condomínios com aproximadamente umas 300 ou mais famílias, onde não tem calçada,pois o mato toma conta da calçada, rua é estreita podendo gerar um acidente grave, não há luz na rua, a noite impossível transitar pela estrada, correndo risco de atropelamento e assalto ou até algo muito mais sério. Já solicitamos à prefeitura, secretaria de obra, mas nada foi feito. Nós moradores queremos ajuda”.

Entramos em contato com a Prefeitura. No caso dos pontos de ônibus, a Settrans ficou de fazer vistoria e os reparos necessários. Sobre o mato e calçada, a Secretaria de Obras respondeu que uma equipe irá na segunda-feira fazer a limpeza e os fiscais vão notificar os proprietários para a construção das calçadas, que são de responsabilidade de cada casa/prédio. Se não regularizarem, serão multados. Sobre a iluminação pública, a reclamação foi passada ao diretor responsável para fazer um orçamento e, após aprovação, instalar novas luminárias nos pontos vulneráveis.