Completando 88 anos, Cachoeira da Graça promove festival de futebol

O vovô do futebol de Cotia completou 88 anos nesta quinta-feira (25) e é o clube mais antigo da cidade.

Para celebrar a data, fará um festival de futebol neste domingo (28), no campo do Mirizola.

Às 9h, os veteranos do Cachoeira enfrentam o Realmatismo. Na sequência, a categoria esporte do Cachoeira faz um duelo com o dono da casa, o Estrela do Mirizola.
Para finalizar, por volta das 13h, o time sub-20 do Cachoeira pega o Ripa na Xulipa.

O Cachoeira
O E.C. Cachoeira da Graça, que tem sede no Morro Grande, faz 88 anos e é o mais antigo de Cotia.

Fundado em 1930, o clube ficou por mais de 15 anos sem participar do campeonato municipal de Cotia, devido a desorganização que havia naquela época.

No entanto, nunca deixou de manter a sua escolinha de futebol para crianças, jovens e adolescentes, atendendo os bairros do Morro Grande, das Mulatas, Santa Fé, Jardim Sandra, Atalaia e São Miguel.

Jovens sem o apoio do Poder Público Municipal no que diz respeito ao esporte, especificamente o futebol e que ali no Morro Grande foram acolhidos na escolinha em suas várias categorias, sub 11, sub 13, sub 15 e sub 20.

As aulas são ministradas por  “Professores” que nem sempre possuíam formação acadêmica, mas que traziam na bagagem a experiência de vida, a vontade de colaborar na formação do ser humano.

Por ali passaram o Ed Carlos, o Auzires (Farinha) e há 4 anos tem a condução do professor Rogério.

O Cachoeira tem como presidente, Ed Carlos, e em sua diretoria Rogério, Felipe, Xexa, Batoré, Fabinho, colaboradores atuantes no dia a dia do clube.

Em 2017, no Municipal da 1ª Divisão, o Cachoeira chegou às quartas de final. Mas, o grande trunfo do clube no ano passado foi a conquista do mais tradicional torneio de Cotia, a 20ª Copa Águia, onde levantou o caneco.

Nos últimos anos o time principal obteve duas conquistas em 2015, a 1ª Copa Amigos do Tim,  e o acesso para a 1ª Divisão, voltando para a elite cotiana, após ter caído para a segundona em 2014. Em 2016, outro título, da 2ª Copa Tim.

Em março o time volta à campo para a disputa da 4ª Copa Tim.