Como tirar cheiro de xixi de gato com produtos caseiros

Existem diversos motivos pelos quais os gatos fazem xixi fora da sua caixa sanitária. Porém, independente do motivo, o cheiro de xixi de gato convida o gato a fazer xixi novamente naquele local.

Sendo assim, enquanto o cheiro de xixi de gato não for removido completamente, o gato continuará fazendo xixi no mesmo local.  O gato do vídeo abaixo, por exemplo, sempre faz xixi no mesmo lugar do sofá.

Quanto mais tempo o xixi de gato ficar em um tecido, mais difícil é de removê-lo e maior as chances do gato urinar novamente naquele local. O ciclo é vicioso pois quanto mais xixi o gato fizer, mais forte é o cheiro e, maior a chance do gato fazer xixi ali novamente.

Sendo assim, o segredo é remover o cheiro rapidamente e completamente, antes que o gato repita o seu comportamento.

Como tirar cheiro de xixi de gato de tecidos com receitas caseiras

Alguns ingredientes caseiros ajudam na hora de tirar o cheiro de xixi de gato de sofás, camas, colchões, roupas e vários outros móveis da casa. Dentre eles, os mais comuns são o vinagre e o bicarbonato.

Se o gato fez xixi na sua roupa, por exemplo, colocar um pouquinho de vinagre com o sabão em pó, além de ajudar a tirar o pelo da sua roupa, é uma ótima maneira de remover o cheiro. Já a Humane Society recomenda misturar o sabão em pó com bicarbonato para tirar o cheiro de xixi de gato de roupas.

De acordo com o site da marca de bicarbonato Arm & Hammer, o bicarbonato também pode ser utilizado na hora de remover o cheiro de xixi de gato do tapete. Eles recomendam uma solução que consiste de vinagre, bicarbonato, detergente, água e água oxigenada (vale notar que a água oxigenada e o bicarbonato pode danificar alguns tecidos). As instruções são simples e seguem abaixo:

-Se o tecido ainda estiver molhado com xixi de gato, remova o excesso de xixi de gato com papel toalha. Não esfregue o xixi pois isso ajuda a fixar o cheiro no tecido;

-Misture uma solução de 50% de água com 50% de vinagre e coloque-a na mancha. Deixe a solução secar;

-Em seguida, coloque um pouco de bicarbonato em cima da mancha;

-Faça uma nova solução contendo 4 partes de água oxigenada para 1 parte de detergente e -coloque-a em cima do bicarbonato;

-Como uma escova, esfregue a área;

-Depois de seca, aspire a área com o aspirador de pó (e se o cheiro continuar, repita o processo).

-Cuidados necessários com produtos que removem xixi de gato

-Existem diversos produtos que podem ser utilizados para remover o xixi do gato.  Evite produtos com amônia, dado que amônia é encontrada no xixi de gato e pode atrair o gato a fazer mais xixi no local.

-Verifique se os produtos de limpeza que você está utilizando são seguros para serem utilizados perto de animais de estimação. Diversos produtos químicos são perigosos para animais e não devem ser utilizados na sua casa.

Do linkanimal.com.br