Comércio: Mais ação e menos encalhe

O Natal é a época de ouro para o comércio. Lojas movimentadas, mais clientes, aumento de faturamento.

No entanto, para se ter uma ideia do quanto a situação é ruim, as vendas do varejo na semana de 18 a 24 dezembro caíram 6,4% em relação ao mesmo período de 2014 e foram as piores desde 2003, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2015. Com esse resultado, não é nenhuma surpresa sobrarem produtos nas prateleiras. Como encalhe é prejuízo, o varejista tem de agir para desovar as mercadorias paradas e minimizar perdas.

Passadas as festas, é o momento de lançar mão de promoções e descontos para atrair o consumidor e ou mesmo estimular as compras daquele que retorna apenas com a intenção de fazer uma troca. Para tanto, algumas estratégias entram em pauta.

Amplie o alcance do corte de preços. Uma boa ideia é montar conjuntos de itens afins, os chamados combos, em que os produtos saem por menos do que se vendidos separadamente.

Ofereça abatimentos maiores conforme o número de peças que o cliente levar, independente de combos. Assim, comprando uma o desconto é de 10%; duas, 20%; três, 30%, por exemplo.

Faça pacotes com várias peças de um mesmo item e venda por valores abaixo do preço unitário. É uma maneira de apresentar uma vantagem ao público e dar saída a uma quantidade maior de produtos.

Essa opção é para o lojista que tem cadastro de clientes. Veja o que está no estoque e se encaixa no perfil do consumidor e entre em contato com o cliente para fazer ofertas direcionadas.

Use as redes sociais para divulgar seu negócio. É um meio de comunicação em evidência e não pode ser menosprezado.

Da mesma forma que o estabelecimento foi organizado para as vendas de Natal, deve ser preparado para o período imediatamente posterior. A mercadoria tem de estar exposta de modo atrativo e com boa visualização, a circulação precisa ser facilitada e tudo tem de estar etiquetado com preço. Além disso, treine a equipe para receber bem e com foco na necessidade do momento, que é desovar o encalhe.

Seja criativo, monte sua estratégia, dê um atendimento de primeira ao público e não demore a agir. Quanto menos sobras do Natal, menos dinheiro parado e mais capital de giro para tocar seu negócio.

*Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP