Com tempo seco e sem chuvas, Cotia não registrou nenhum caso de dengue no mês

A Vigilância Epidemiológica do Estado divulgou os dados sobre a dengue em São Paulo, referente ao mês de junho. Por conta do tempo seco e a falta de chuvas, os casos caíram em muitas cidades, entre elas, Cotia.

Segundo apurado pelo Jornal Cotia Agora, nenhum caso foi registrado no mês passado na cidade. No acumulado dos seis primeiros meses, são 93 notificações, sendo 29 confirmadas (24 autóctones e 5 importados)

No mês de janeiro teve três notificações e nenhum caso confirmado. Já em fevereiro, oito notificações e quatro casos (2 autóctones, ou seja, contraído na cidade e 2 importados) e em março, 12 notificações e três casos, ambos autóctones. Abril teve 31 notificações com 14 casos confirmados (12 autóctones e 2 importados). Maio, 35 notificações e 8 confirmados (7 autóctones e 1 importado).

Em 2021 ainda ocorre a circulação do tipo 2 do vírus dengue. Assim, mesmo quem já teve dengue tipo 1, por exemplo, está suscetível a infecções, o que contribui para o aumento de casos e até mesmo para a ocorrência de quadros clínicos mais graves.

Conforme diretriz do SUS – Sistema Único de Saúde, o trabalho de campo para combate ao mosquito Aedes aegypti compete primordialmente aos municípios. O Estado presta apoio técnico, coordena ações e capacitações e com diagnóstico, por meio do Instituto Adolfo Lutz. O enfrentamento ao Aedes é uma tarefa contínua e coletiva, fundamental para evitar focos do mosquito, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residência.

Em 2021 não foram confirmados casos de chikungunya e zika vírus em Cotia.