Com briga generalizada, Copa Águia de futebol tem novo campeão, o Balaio de Gato

Terminou a 22ª edição da mais tradicional competição de futebol de Cotia, a Copa Águia. Neste domingo, no campo do Jardim Ipê, aconteceu a grande final entre o Grêmio Santa Isabel, do Km 21 e o Balaio de Gato, time formado há poucos anos no Jardim Empírio, bairro que fica na região central de Cotia.

O jogo foi pegado com chances de ambos os times e o primeiro tempo terminou em 2 a 2. Na segunda etapa da partida, tanto Grêmio como Balaio tentaram ampliar o marcador e garantir o título, mas o empate selou a partida em seu tempo normal.

Daí para a frente, muito nervosismo, tensão, dedos cruzados e pressão na cobrança de pênaltis para decidir o título.
O Balaio de Gato foi mais competente nas cobranças e fez 3 a 0, garantindo o título e muita comemoração para toda a comunidade do Empírio.

Só que não foi só festa a final. Terminado o tempo regulamentar, um jogador do Grêmio agrediu outro do Balaio, já que durante o jogo havia tido um problema entre eles.

Houve uma briga generalizada, e a torcida do Balaio invadiu o campo. A Guarda Civil de Cotia teve que entrar em campo para tentar colocar ordem. Mas, é a várzea cotiana. Quase que não acontece a cobrança de pênaltis devido à confusão.

Para chegar à final o Balaio, na primeira fase foi 2 a 1 no Pedra 90, 2 a 2 com a Portuguesa do Engenho, 2 a 1 no Atlético Atalaia e 3 a 0 no Colinas.

Nas fases seguintes, 3 a 1 no Olaria, 3 a 0 no Terrão e 3 a 0 no Ressaca, estando invicto no certame.

O Grêmio venceu o 100 Resenha por 3 a 1, 1 a 0 no Jardim Elias, goleou o Mirante da Mata por 6 a 0, perdeu para o Goiás por 2 a 1, todos jogos da primeira fase.

Depois no mata-mata foi 2 a 1 no Santa Rita, 1 a 0 no Esperança e 2 a 1 no Real Cotia. O Grêmio teve o melhor goleiro do certame e o Balaio o artilheiro.

Agora os times visam o Campeonato Municipal. Ambos finalistas da Copa Águia jogam a 2ª divisão, com estreia marcada para o domingo, dia 2 de junho, em embate entre eles já na primeira rodada.

Como foi o jogo

Sobre o jogo, os comentários são do presidente da Liga de Futebol de Cotia, Dirceu do Sabiá: “O jogo foi cercado de expectativa, com o Grêmio já acostumado com decisões e o Balaio, uma equipe nova, que vem todo ano ascendendo de divisão e com reforços de jogadores que já jogaram a 1ª divisão, casos do Fofão, Thiaguinho..etc, todos acostumados a jogos decisivos.
O jogo começou alucinante, com o Balaio de Gato em cima, fazendo o primeiro gol, e aos 25 minutos do 1º tempo estava 2 a 0 para o Balaio,que pressionou e teve mais chances no início e depois o Grêmio foi pra cima e conseguiu empatar, em quatro gols todos com falhas das defesas. Tecnicamente o Balaio foi melhor em campo.
Depois, cobrança de pênaltis e o Balaio foi melhor, abrindo 3 a 0 e comemorando o título”

Arbitragem, capitães e Dirceu

Grêmio, vice campeão