Com alta no preço, Brasil tem menor consumo de carne nos últimos 26 anos

O consumo de carne vermelha deve diminuir em 14% neste ano, comparado ao período pré pandemia, aponta a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. Este é o menor nível registrado no Brasil nos últimos 26 anos.

A carne bovina acumula uma alta de cerca de 31% nos últimos doze meses, segundo dados mais recentes do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado está relacionado ao aumento do dólar, que pressionou o preço dos insumos pecuários, como a ração.

A demanda internacional também contribuiu para que a carne ficasse mais cara no país. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, foram exportadas 1,7 milhão de toneladas de carne in natura em 2020, uma alta de 10% em relação ao ano anterior. Só a China comprou 868,7 mil toneladas do produto.

No mês passado, uma pesquisa do Datafolha revelou que 85% das pessoas entrevistadas reduziram o consumo de algum alimento desde o início deste ano. Desse total, 67% cortaram o consumo da carne vermelha.

Em contrapartida, à disparada nos preços fez com que o brasileiro buscasse outras alternativas para compor suas refeições. A produção de ovos de galinha bateu recorde em 2020 . Ao todo, foram 4,8 bilhões de dúzias produzidas, um total de 22,5 dúzias por habitante.

Do iG