Coluna literária de Luiz Júnior: “Gênio Indomável”

Médico, politicamente engajado, colunista, apresentador de TV. Irreverente, dinâmico, poderia ter sido divido em dez pessoas e, ainda assim, produzir intensamente. Ídolo, um dos maiores jogadores de todos os tempos – eleito recentemente o maior jogador da história do Corinthians Paulista. Segundo o próprio Telê Santana, o maior jogador da seleção brasileira da Copa de 1982, imortalizada como a mais brilhante de todos os tempos mesmo após o episódio que ficou conhecido como A Tragédia do Sarriá.

Sócrates, não o filósofo, mas sim o Brasileiro, é profundamente analisado neste maravilhoso livro de Tom Cardoso. Compreendemos que ele não era só um jogador “um pouco acima da média”. Era, sim, um virtuose em diversos campos do conhecimento humano, capaz de voltar correndo da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e chegar ao Pacaembu quinze minutos antes de entrar em campo.

Frio, calculista, no princípio ele despertou a antipatia da fanática torcida corinthiana. Com o tempo, porém, se tornou ídolo. Não só dos corinthianos, mas de todo um povo cansado da Ditadura. Foi um dos principais porta-vozes da campanha Diretas Já. Junto com Wladimir (um dos poucos jogadores de futebol a gostar de xadrez e a falar Iorubá) e de Adilson Monteiro Alves, iniciaram o movimento que ficou definido como A Democracia Corinthiana, onde os jogadores decidiam por voto o que iriam fazer – e isso em plena Ditadura Militar.

Vendido à Fiorentina, da Itália, Sócrates ainda disputaria mais uma Copa, a de 1986, porém já sem o brilho que o consagrou.

Neste livro, Tom Cardoso vasculha a vida turbulenta de um ídolo, que o Brasil inteiro aprendeu a admirar.

“Sócrates”, de Tom Cardoso, é uma leitura imperdível.

(Luiz Junior é astrólogo, comunicador, fotógrafo, colunista e escritor. É autor de O Templo da Magia e de O Livro de Luaror, da série Reinos em Guerra pela Editora Autografia, e de A Dança: uma valsa entre o bem e o mal, pela KDP Amazon; produz o horóscopo diário para o Jornal Cotia Agora e para a Rádio Cotia e – com Nathalia Saphyra -, é apresentador do programa Ampliando Horizontes, da Rádio Cotia. É proprietário da Luiz Junior Foto e Filmagem, empresa especialista em fotografia de casamentos)

Sócrates
Tom Cardoso
Objetiva
247 páginas
R$ 17,00