Coluna literária de Luiz Júnior: E o Homem Pôde Remar

*

Com a conquista do Polo Sul todos pensavam que não mais haveria grandes aventuras para o homem na Terra. Porém, em 1984, o brasileiro Amyr Klink provou que ainda existem grandes aventuras para aqueles que se dispuser a encontra-las. Aliás, Klink afirma que suas viagens não são “aventuras”, mas sim “ações planejadas”.

Concordo. Em “Cem dias entre céu e mar”, o navegador demonstra a cada página sua imensa capacidade de planejamento, desde o início do projeto, passando pela sua saída no porto de Luderitz, na África, até a chegada à costa brasileira. Todos os detalhes do projeto do “Paraty” passando pelas tentativas de não falhar e seu árduo treinamento são entremeados pela narrativa simples e direta de Amyr, que nos brinda com o relato de uma das maiores aventuras da inteligência humana desde as tentativas de se encontrar o caminho para as Índias.

amyrCem Dias Entre Céu e Mar

Amyr Klink

Companhia das Letras

231 pp.

R$ 44,00

* (Luiz Junior é astrólogo, comunicador, colunista e escritor. É autor de O Templo da Magia e de O Livro de Luaror, da série Reinos em Guerra pela Editora Autografia, e de A Dança: uma valsa entre o bem e o mal, pela KDP Amazon; produz o horóscopo diário para o Jornal Cotia Agora e para a Rádio Cotia, além de diversas fan pages da internet, e – com Nathalia Saphyra -, é apresentador do programa Ampliando Horizontes, da Rádio Cotia).