Espiritismo com Lucio Cândido Rosa: O Poder da Prece

Caro Leitor!

 Quando fazemos uma oração, jamais devemos ter a preocupação de estar em evidência, pois se o fizermos, já estaremos recebendo a nossa recompensa.

Portanto, quando estivermos orando, deveremos nos fechar em nossa intimidade, orar em secreto a Deus, que tudo vê e tudo sabe, e em secreto nos dará a paga.

Essa situação está bem apresentada por Jesus, na Parábola do Fariseu e do Publicano, em Lucas, cap. 18 Vs. 9 a 14.

Quando em oração, precisaremos ter a consciência de que não é a quantidade de palavras ou a alteração de voz, que irão determinar a intenção de nossa prece, pois Deus sabe de todas as nossas necessidades e dificuldades.

Deveremos então estar com o coração puro, livre de qualquer pensamento de condição inferior, ou em desavença com quem quer que seja.

Lembrando as sublimes palavras de Jesus: – Quando vos apresentardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoe os vossos pecados. Se não perdoardes, vosso Pai, que está nos céus, também não vos perdoará os pecados. (Marcos, cap. XI vs. 25 e 26)

Quanto aos pedidos que fizermos, buscaremos aquilo que for um benefício para nós, ou para os nossos semelhantes encarnados e desencarnados.

Porém, muitos poderão dizer: – Para que precisamos orar? Deus já sabe de nossas necessidades, dificuldades ou situações que não poderão ser mudadas perante suas Leis, que não foram criadas para satisfazer os nossos caprichos.

Acreditar que existe um Carma em tudo que nos acontece, seria nos tirar o direito ao livre-arbítrio, aceitando tudo o que está acontecendo sem reclamar.

Porém, Deus nos deu o discernimento, a inteligência e a vontade, para não cairmos na inação e sejam usados em nosso próprio benefício.

Dessa forma, toda iniciativa que tivermos irá gerar consequências, conforme as decisões que tomarmos, sejam elas boas ou más.

E, Ele só irá atender os nossos pedidos, observando suas Leis, de acordo com nosso merecimento.

O que jamais poderemos fazer, é ficar na expectativa de que Deus aja por nós, ou condená-lo por aquilo que não irá acontecer, enquanto ficarmos na inércia.

Por outro lado, Ele sabe do que necessitamos, do que temos merecimento, agindo como um pai prudente, que não dá ao filho algo que venha lhe prejudicar.

Não entendemos que acontece dessa forma, porque nossa visão ainda está deturpada, visualizando apenas o momento presente.

O sofrimento será útil para a nossa felicidade futura. Ele nos deixará sofrer para nosso próprio benefício, como um médico deixa sofrer, na ponta de um bisturi, um doente cuja cirurgia será o sinônimo de cura.

Deus nos dará aquilo que pedirmos com fé, confiança, paciência e resignação, aceitando tudo o que ainda não podemos mudar.

Irá nos favorecer com meios que possam livrar-nos das dificuldades e necessidades físicas ou espirituais.

Ideias serão sugeridas pelos bons Espíritos, chamados de Mentores, Espíritos Santos, Anjos da Guarda, etc….

Deus ajuda àqueles que merecem pelo benefício de uma ação praticada, no “Ajuda-te que o Céu te Ajudará”, sem ficar esperando o socorro alheio, usando as próprias faculdades sem esperar que um milagre aconteça.

Portanto, não adianta ficar pedindo a vida inteira, para que um anjo venha em nosso socorro, realizar aquilo que é obrigação nossa. O máximo que poderá fazer, é sugerir em nosso pensamento a ação que devemos colocar em prática, para atingir o objetivo desejado. Dessa forma ganharemos força e coragem para levantarmo-nos e enfrentarmos qualquer situação. Se formos egoístas e não tivermos fé, acreditaremos em nossa própria sorte não glorificando a Deus. Porém se tivermos consciência, glorificaremos ao Pai que nos permitiu que encontrássemos o auxílio que nos era necessário.

Como a prece é uma evocação mental, com ela faremos uma ligação direta com o ser a quem nos dirigimos: Pedindo, Louvando e Agradecendo por qualquer graça recebida.

As preces dirigidas a Deus, são ouvidas pelos bons Espíritos, que encaminham a Ele e as executam conforme os seus desígnios.

O Espiritismo vem nos ajudar a compreender a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, que irá caminhar através do Fluido Cósmico Universal que preenche todo espaço, assim como a nossa Terra, está envolvida pela atmosfera. Esse fluido é impulsionado pela nossa força de vontade, pois é o veículo de nosso pensamento, como o ar é o veículo do som de nossa boca, com a diferença de que as vibrações do ar são limitadas, enquanto as do Fluido Cósmico Universal é ilimitado.

Assim, quando dirigimos o pensamento a um ser da Terra ou do espaço, irá se formar uma corrente fluidica em uma troca de pensamento. E é dessa forma que os bons Espíritos ouvem as nossas preces, se comunicam entre si e a respondem, nos inspirando naquilo que é necessário. Compreenderemos então, que a prece não é uma ação material mas sim espiritual, sem misticismos, respeitado todos aqueles que assim a praticam, e que poderão ser atendidos por Deus.

Pela prece obtemos o auxílio necessário e a força moral que precisamos para seguir os ensinamentos do Cristo, quando dele nos afastarmos.

Quando sentirmos nossa saúde debilitada pelos excessos cometidos e não obtivermos a cura, não deveremos ficar reclamando o tempo todo, pois não encontraremos o alivio para nossos sofrimentos se não resistirmos às tentações.

Temos a possibilidade de pedir bons conselhos, segui-los ou não. Quer Deus que assim seja para que tenhamos responsabilidade em nossos atos.

O Espiritismo veio com a missão de nos esclarecer como tudo isso funciona, a relação existente entre o mundo material e espiritual através do poder da prece.

Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]