Coluna espírita de Lúcio Cândido Rosa: Ano Novo em tempos de pandemia

*Com colaboração de Marilena Silva Name

O Ano Novo chegou e com ele novos sonhos, novas esperanças, novos projetos.
Mas, como encarar tudo, isso se a pandemia do vírus que veio para nos transformar ainda está entre nós?
Primeiro vamos entender que, tudo o que está acontecendo é uma necessidade para nossa evolução espiritual. E por que não, também intelectual?

Difícil entender isso não é mesmo? Perdemos entes queridos, amigos, para essa doença tão perturbadora. Isso aconteceu para aqueles que já haviam feito a sua escolha, no Departamento de Reencarnação, para voltar à pátria espiritual, vitimados por essa doença.

Ficamos confinados em casa a maior parte do tempo, em isolamento social, sem poder abraçar nossos irmãos, filhos, pais, netos, avós….
De que serviu então esse tempo de reclusão, de ficarmos mais conosco mesmos em reflexão?
Sem perceber, aí é que aconteceram as maiores conquistas nossas: começamos a dar valor ao abraço que muitas vezes negligenciamos, a um bom papo com um amigo que também esquecemos num canto, ficarmos mais com nossos filhos para quem não tínhamos tempo, mais diálogos com nossa/o esposa/o, entre tantas outras situações que não esperávamos enfrentar.

Deus, na sua infinita bondade e amor pela humanidade, achou necessário dar uma freada na vida um tanto atribulada que estávamos levando, e mostrar uma nova realidade com a qual não estávamos acostumados.
Quantos de nós não aproveitou a oportunidade dessa reclusão para estudar online, reatar velhas amizades, ajudar outras pessoas que antes nem sabíamos que existiam…

Trabalhamos em casa em home office, assim ficamos mais perto de nossos filhos, sentimos saudades dos nossos amigos e parentes, percebemos o quanto estávamos nos afastando de todo calor humano que agora resgatamos.
Claro que nem tudo está sendo fácil, muitos perderam os empregos e faliram seus negócios, mas mesmo estes puderam reinventar e reavaliar suas vidas.

Os estudantes tiveram que fazer aulas online e não gostaram, muitos tiveram depressão por falta dos colegas, da vida estudantil que tinham antes.

Mas Deus novamente nos socorre: a vacina que pode reverter essa situação está a caminho.
Será que vamos ser as mesmas pessoas que éramos antes? Será que aprendemos alguma coisa de positivo, e assim evoluímos espiritualmente?

Isso só cada um de nós poderá responder. Muitos ainda estão voltando à pátria espiritual, conforme a necessidade de cada um.
Sabemos como é difícil essa despedida, mas nos desígnios de Deus, tudo tem um propósito.

Se pudermos aceitar a imortalidade da alma, a reencarnação, então vamos entender que todos que já se foram, terão uma oportunidade única de evoluir e voltar melhor do que quando se foram.

Vamos entrar em 2021 com determinação, garra, fé, esperança de que tudo vai melhorar e que Deus nosso querido Pai nunca vai nos abandonar.
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]