Coluna do Dr. Thiago Camargo: Câncer de mama masculino

Apesar de raro, estimativas indicam que 1% dos casos de câncer de mama afetam homens. Em outubro de 2019, o empresário Mathew Knowles, pai da cantora Beyoncé, revelou em entrevista ao programa de TV Good Morning America que foi diagnosticado com câncer de mama.

De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer, o Brasil já soma cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama, número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos de câncer registrados no país.

Apesar da campanha do Outubro Rosa servir como o mês de conscientização sobre a questão voltada principalmente para mulheres, é preciso lembrar que um dos grandes mitos da saúde é que o câncer de mama não afeta homens.
Além disso, o machismo também é um fator muito comum que faz com que os homens não procurem o médico, uma vez que não passa na cabeça da grande maioria das pessoas que o homem pode desenvolver um câncer de mama. Por isso, qualquer mudança suspeita na região mamária deve ser investigada por um médico, evitando que o câncer seja descoberto tarde demais.
O tratamento e os sintomas são os mesmos das mulheres. Nos homens, o diagnóstico costuma ser mais rápido pelo fato de terem menos tecido mamário, facilitando a caracterização de um nódulo, no entanto, a identificação também é feita através de exames radiológicos como ultrassonografia, mamografia e ressonância magnética.

Apesar dos dados não serem alarmantes na incidência de câncer de mama em homens, é fundamental que a população em geral, independente do gênero, esteja alerta, uma vez que o diagnóstico precoce é fundamental para as chances de recuperação dos pacientes.

Além disso, o câncer de mama em um homem é um indício sugestivo de que o mesmo seja portador de mutações genéticas hereditárias (no gene BRCA), sendo recomendada em todos esses casos a realização do teste molecular mesmo que não haja histórico de câncer na família.

Fatores que podem ser importantes na hora de detectar um câncer de mama no homem:

1- Genética: Se existir caso familiar de alguma mulher (irmã, tia, mãe, avó) com câncer de mama, as chances do homem desenvolver aumenta discretamente, mas se for relacionado à mutação genética (gene BRCA), os riscos são significantemente maiores, sendo recomendável que o homem faça uma pesquisa de mutação para saber se terá chances de desenvolver a doença. Portanto, o histórico de câncer de mama numa mulher da família aumenta a chance da doença no homem, sendo necessário um acompanhamento médico mais de perto.

2- Hormônios: O principal motivo pelo qual as mulheres apresentam câncer de mama com mais frequência do que os homens são os hormônios. A mulher produz muito mais estrogênio do que o homem, que por sua vez apresenta uma baixa taxa desse hormônio no corpo, contendo mais testosterona, que não leva a este tipo de câncer.

3- Caroço na área do tórax: Como os homens não têm o costume de realizar exames mamários frequentemente é preciso que se atentem a alguns sintomas suspeitos como caroço(s) na área do tórax que são os principais sintomas do câncer de mama masculino, podendo ser acompanhado de inchaço nos gânglios axilares.

4- Retração na pele: Em situações mais avançados da doença, também pode ocorrer uma retração do mamilo, ou seja, um inchaço significativo ou distorção da pele, em alguns casos acompanhados de sangramento na região. Quando estes sinais são detectados, é imprescindível que se procure um médico para saber o diagnóstico correto.

5- Cirrose/alcoolismo/obesidade: Pacientes com distúrbios do fígado (cirrose, alcoolismo e obesidade) correm mais risco de desenvolver câncer de mama e, quanto maior a idade, mais probabildiade da doença aparecer. Na maioria das vezes o homem com câncer de mama não procura uma orientação quando a neoplasia ainda está no começo, dificultando o tratamento.

Quando mais cedo o câncer é diagnosticado – qualquer que seja o tipo – maiores são as chances de cura, por isso, já que a mamografia masculina não é recomendada como um exame de rotina, homens que estão na área de risco de desenvolver um câncer de mama, precisam realizar o autoexame.

*Dr. Thiago Camargo (CRM 107445) é ginecologista e especialista em saúde da mulher e escreve no Cotia Agora.