Dr. Thiago Camargo: A epidemia de obesidade infantil

A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial. Segundo dados divulgados pela Organização Internacional World Obesity, hoje em dia cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso, e esse número deve aumentar para 254 milhões em 2030 em todo o mundo.

Além dos fatores genéticos, responsáveis por 70% das causas da obesidade, há também o estilo de vida da criança.
O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, celebrado no mês de junho (3 de junho), alerta sobre os riscos da doença e os cuidados necessários para combater esse mal, que afeta milhares de crianças no mundo.

Endocrinologistas pediátricos ressaltam que a família é fundamental para a redução da obesidade entre as crianças, realizando atividades com a criança para gastar energia, como andar de bicicleta, skate ou brincadeiras como “pega-pega”, colocando limites durante o período em que estão assistido televisão ou manipulando aparelhos celulares, sem a necessidade de proibições.

A questão alimentar é outro ponto fundamental, já que salgadinhos e excesso de doces são prejudiciais, sendo necessário oferecer frutas, folhas verdes e legumes, que, apesar de nem sempre serem muito bem vistos pela criança, aos poucos fazem muita diferença na qualidade de vida. Como as crianças seguem exemplos, é de extrema importância que a família comprometa-se a seguir a mesma alimentação.

Em momentos como o da pandemia de coronavírus, atividade física e alimentação saudável podem até parecer metas impossíveis, no entanto, podem ser uma oportunidade de criar ou restabelecer hábitos saudáveis. Como muitos pais estão trabalhando em home office, podem aproveitar o momento para se aproximar da criança e criar hábitos saudáveis, estreitando o relacionamento de parceria e confiança.

Dicas para evitar a obesidade infantil:

– Toda criança precisa de rotina, inclusive na hora de comer, portanto, estabelecer horários para as refeições ajudam a diminuir a chance de escapar e comer aquele salgadinho.
– Mesmo para beber água é importante ter uma rotina, já que pode inibir a vontade de comer. Sugere-se evitar a ingesta de água por, pelo menos, 30 minutos antes das refeições.
– Evitar comer doces e salgadinhos direto do pacote. Colocando em um recipiente uma quantidade determinada evita os exageros.
– Comer um alimento “de desejo” de vez em quando não é o problema, desde que isso não se torne rotina.
– Deixar frutas à disposição e ao alcance da criança incentiva a alimentação saudável.

*Dr. Thiago Camargo (CRM 107445) é ginecologista, especialista em saúde da mulher e escreve no Jornal Cotia Agora desde 2015.