Coluna do Dr. Danylo: Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

A resposta para esta pergunta é: depende. Parece uma resposta vaga, mas vamos explicar melhor. Existem inúmeros problemas de má oclusão (encaixe errado dos dentes), cada problema de oclusão, apresenta um tratamento diferente e com tempo de tratamento, que pode variar.

Muitos pacientes podem imaginar, por desconhecido, que só existe um tipo de aparelho ortodôntico, uma só técnica para se tratar a má oclusão dos dentes. Entretanto, existem diversas marcas de braquetes, fios e outros acessórios disponíveis no mercado Odontológico. Existem ainda, diversas as técnicas de tratamento, cada Ortodontista – especialista em tratamento com aparelhos ortodônticos – pode ter uma técnica de preferência, mas todas podem chegar ao objetivo final, que é levar a uma oclusão ideal. Esta, por sua vez devolverá ao paciente uma mastigação correta e também um sorriso belo e harmonioso.

Tudo começa com um bom diagnóstico

Da mesma forma que um médico necessita de exames para realizar o diagnóstico correto, o ortodontista, necessita de exames

complementares como fotos, radiografias, modelos de gesso, em alguns casos de tomografia. É a chamada documentação ortodôntica, que, juntamente com a análise clínica feita pelo especialista e as informações que o paciente relata durante a consulta, possibilitam o profissional a chegar no diagnóstico do problema de oclusão do paciente.

A partir deste momento, é possível traçar um plano de tratamento, onde ele orientará o paciente sobre qual o aparelho mais indicado, sobre uma previsão do tempo de tratamento, previsão de custos e os cuidados que precisam ser tomados para que se obtenha os resultados pretendidos.

Parece estranho, para não dizer suspeito, locais onde se promete “fazer tudo em um só dia”, “saia hoje mesmo de aparelho”. O aparelho ortodôntico pode ser sim legal, existe a opção de diversas cores de borrachinhas, mas não podemos perder de vista que é um TRATAMENTO.

O plano de tratamento

Clínicas sérias – e acredito que existam muitas – traçam um plano de tratamento, onde se tem uma

previsão do tempo de tratamento, que como já foi dito, pode variar de acordo com o caso de cada paciente. A técnica de tratamento utilizada pelo profissional, também pode interferir neste tempo de tratamento, a odontologia está em constante evolução e necessita que seus profissionais estejam em constante atualização.

Técnicas mais antigas podem sim funcionar muito bem, mas não se pode fechar os olhos para os avanços e pesquisas, um exemplo é o aparelho autoligado, que na maioria das vezes permite a conclusão do tratamento ortodôntico em menor tempo e com muita segurança.

Outros fatores como a colaboração do paciente, sua frequência em comparecer as consultas agendadas, a disponibilidade do paciente em realizar procedimentos solicitados pelo ortodontista, certamente, irão influenciar no tempo para concluir o tratamento.

Sobre os tipos de aparelhos e marcas

Não vamos nos apegar a uma marca de aparelho específica, no entanto, é importante saber se o especialista usa uma marca de confiança, que está

presente no mercado a algum tempo, se possui a qualidade necessária para possibilitar um tratamento eficiente.

No que se refere aos tipos de aparelhos, o de borrachinha é o mais utilizado, por seu custo-benefício. Porém, há outros aparelhos, como os de braquetes estéticos, os com placas transparentes e o autoligado. Este último apresenta uma tecnologia mais avançada, tanto dos braquetes como nos fios utilizados, o que permite um tratamento mais rápido e eficaz. Além disso, seu uso evita que sejam feitas extrações dentárias.

Tratamento por fases

Não é incomum ouvir de pacientes relatos onde o tratamento durou 5, 6 anos ou mais. Este tempo realmente nos parece demasiadamente longo. Entretanto, existem casos onde se deve intervir precocemente.

Podemos observar, em pacientes com 8 anos de idade, por exemplo, ao passar em consulta, que o seu palato – céu da boca – se apresenta estreito e pouco desenvolvido. Esta situação, entre outros problemas, pode levar a falta de espaço para os dentes permanentes, que estão por vir. Um tratamento para expandir o céu da boca se faz necessário, no entanto, a duração deste tratamento costuma ser entre 3 a 4 meses apenas. Após esse período só é necessário acompanhamento. Caso seja preciso, esta criança poderá colocar aparelho fixo quando tiver trocado os dentes decíduos, pelos dentes permanentes, o que ocorre por volta dos 12 anos de idade.

Desta forma, um tratamento ortodôntico pode ser realizado por fases, que podem durar alguns meses, ou alguns anos. Mas não é preciso ficar, continuamente, por anos com o aparelho.

Afinal, quanto tempo dura o tratamento Ortodôntico?

O tempo necessário para alcançar a oclusão correta dos dentes, seu encaixe e a estética desejada, como já comentado depende de inúmeros fatores, desde o tipo de mas oclusão do paciente, das técnicas empregadas e da colaboração do paciente.

Podemos dizer de uma forma muito simplista, que um caso com pouca dificuldade de tratamento

pode ser concluído em 2 anos, um caso mais complexo, que envolve extrações dentárias ou muito apinhamento pode durar aproximadamente 3 anos. O uso de aparelhos com maior tecnologia, como o autoligado, pode reduzir o tempo de tratamento em até 30 a 50 por cento.

Mais importante que se apegar ao tempo de tratamento, é essencial que se tenha certeza que o tratamento será realizado com segurança, usando técnicas seguras e com materiais de qualidade. Para isso, é importante passar com um especialista, o ortodontista.

Antes de iniciar o tratamento, tire todas as suas dúvidas. Afinal, um paciente bem informado, certamente será um paciente mais engajado com o tratamento e um paciente que colabora é mais um fator para o sucesso do tratamento ortodôntico.

*Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316) é cirurgião dentista com clínica no Centro de Cotia e escreve no Jornal Cotia Agora. Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO /SP 21.664) fica na Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping) – Telefone: (11) 4148-0996 e também no número 50, o Centro de Ortodontia (telefone 4551-7170) – email: [email protected] – Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h.

Site: https://drdanylo.com.br/ – Acesse as redes sociais. Instagram: https://www.instagram.com/dr.danylo/ e Facebook: https://www.facebook.com/Dr.Danylo/ Whatsapp