Coluna de Rafael Oliveira: Sturgill Simpson, o country americano alternativo

O ano de 2021 nós gastamos um pouco de tempo e energia para falar sobres estilos e gêneros musicais experimentais, exclusivos do indie rock, EBM, Rock Industrial e Alternativo, mas fechamos com chave de ouro agora em dezembro trazendo esse grande cantor e expoente da música country americana, Sturgill Simpson.

Fazia algum tempo que eu queria ter a oportunidade de escrever alguma resenha sobre esse cara, mas aproveitei a oportunidade para falar dele nas vésperas de Natal. Adoro o estilo country e toda a instrumentação e vocalidade empregada no gênero.

Para começar escolhi esse disco – A Sailor’s Guide To Earth, acho brilhante as composições deste disco a começar pelas duas primeiras faixas do disco que são mais lentas e com espírito mais romantizado do caipira: “Welcome To Earth” e “Breakers Roar”, mas a terceira faixa já deixa claro a que veio o disco aclamado como o melhor disco country dos EUA no ano em que ele foi lançado, “Keep It Between The Lines” é uma canção com uma boa qualidade instrumental, uso de backing vocal e ainda aquela pegada exclusiva do ritmo do swing e do jazz.

A quarta composição é tipicamente a versão country, aquelas violas bem arranjadas e letras comuns da vida sertaneja – “Sea Stories”.
Três canções do disco possuem videoclipe e fiquei bastante admirado ao ver a qualidade e edição de fotos e imagens, bastante soturno e carregado de certa sobriedade, estilos diferentes para serem empregados no country, mas trouxeram um toque refinado na qualidade orquestral das canções, um bom jogo instrumental de alta qualidade e performance, difícil para estilos mais dançantes, mas conseguiu se superar, são as minhas impressões para as canções: “In Bloom”, está em especial um cover da banda Nirvana, na versão tipicamente country-blues, “Brace For Impact” e “All Around You”. Claro o blues não poderia faltar nas canções. A faixa mais eletrizante e potente do álbum está em “Call To Arms” a última faixa do disco, essa é a minha melhor impressão.

Vamos ao disco:

https://www.youtube.com/embed/BlOk5wV0DRo?feature=oembed

Acesse os canais de mídia – Instagram: @sturgillsimpson

* Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).