Coluna de Rafael Oliveira: Stone Temple Pilots e o disco ‘Perdida’

De longe é uma das minhas bandas preferidas, mas de perto a coisa muda completamente…. [risos], sempre faço questão de ouvir um disco quando vejo uma capa bonita… [me julguem].

Na verdade, não julgo um disco pela capa, mas pelo seu conteúdo, no caso da banda Stone Temple Pilots dessa vez julguei a capa e fui apreciar o conteúdo do disco “Perdida”, lançamento do ano passado, mas que hoje nesse “cenário pandêmico” da humanidade, achei apropriado dar ouvidos as suas canções.

Os integrantes da banda se mantêm mais unidos do que nunca são eles: Dean DeLeo (Guitarrista), Robert DeLeo (Baixo e backing vocal), Eric Kretz (bateria) e agora para seu segundo álbum o vocalista Jeff Gutt que havia participado do penúltimo álbum da banda o “Stone Temple Pilots” que recebe o próprio nome da banda, lançado em meados de 2018.

Necessariamente esse disco traz algumas melodias em violão que já podem ser vistos nas primeiras faixas do disco com as canções: Fare Three Well, Three Wishes.

A terceira faixa do disco que inclusive é faixa-título do álbum me soa com muita tristeza e angustia, bem cansada, carregada de solidão, mas surpreendentemente bonita e uma melodia suave.

A banda fez este álbum completamente de forma acústica, usando instrumentos vintage e combinando estilos do country com o folk britânico como é possível notar nas flautas na canção – I Didn’t Know The Time, She’s My Queen.

Confesso que adorei ouvir a canção She’s My Queen, na minha opinião a melhor canção do disco, a presença do acústico e os sons experimentais do folk, além das características do country bem conduzidos, me fizeram lembrar de algumas canções acusticas do Led Zeppelin, a única diferença é a presença do estilo pop. A Flauta cheia de melodia, bem arvorada na canção, uma perfeição para os ouvidos.

A canção “Miles Away” também está para mim como a segunda canção mais rica do disco, pois ele é carregado de melodia, inclusive comporta-se perfeitamente com os sons experimentais do folk. Estilo este que adoro.
As canções a seguir são sons experimentais acústicos com o Pop Orquestral, bem conduzidas, mas que na verdade não me soam bem, a harmonização e os arranjos são bem feitos, mas a canção é fraca: Years, You Found Yourself While Losing Your Heart, I Once Sat at YourTable e também a última faixa do disco – Sunburst.

Bom, essas foram as minhas impressões sobre esse disco do Stone Temple Pilots, em breve também faremos as impressões dos últimos dois discos da banda que recebem o próprio nome da banda.

https://www.youtube.com/embed/xkFH0ZUGdVk?feature=oembed

Acesse os canais de mídia – Instagram: @stpband

* Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiências e Cultura).