Coluna de Rafael Oliveira: O Turbonegro tem que morrer

Começo essa publicação com um título bastante forte (faixa de uma das canções deste disco), mas na verdade é somente para dar uma eletrizada nesse resto de ano de 2021, um cenário apocalíptico que ainda nos espera para o próximo ano que virá, sinto informar, mas as coisas em 2022 serão bastante complicadas aos brasileiros. (Crise hídrica, econômica, social, política e energética).

Diferente dessa cena acima, aqui eu mostro a vocês uma das perolas do rock que andei guardando e ouvindo com muita paciência, coletando ao máximo as impressões possíveis sobre o disco do Turbonegro – Scandinavian Leather.

A banda Turbonegro é uma banda norueguesa nascida na cidade de Nesodden em meados dos anos 90, com estilo característico do punk rock, glam rock e hard rock uma mistura de estilos que foi determinante para qualidade e harmonia dos seus discos.
Scandinavian Leather é um destes discos que mistura as três vertentes do rock de forma harmônica e produzida, a capa do disco com um tipo de obelisco se devorando por inteiro, já coloca a prova o quanto o disco tem a ganhar.

Bom vamos direto para as minhas impressões no faixa a faixa do disco, para começar o disco se inicia com uma boa “Intro” a faixa: “The Blizzard Of Flames”, um tom mais baixo e equilibrado, a terceira faixa que na minha opinião é a melhor “Gimme Some” remete uma canção bastante jovial, uma mistura clássica do punk rock, muito semelhante as canções da banda Ramones, uma canção veloz, guitarras com gifs acelerados, velocidade e potência marcam essa faixa.

A quarta faixa é tipicamente a cara da banda Ramones – “Turbonegro Must Be Destroyed”, ali a velocidade e o jeito manjado do grande Joey Ramones, som puro do punk, bateria selada nos intervalos, fazem a canção mais forte deste disco.

O videoclipe do disco vem na canção “Sell Your Body” (To The Night) – ou na tradução da palavra “Venda seu Corpo (Até a Noite)” esse clipe mostra a banda caminhando como um “urso pardo” ou o vocalista parecendo um urso, trata-se de várias canções de shows da banda para compor o clipe, há também a ocorrência da arte do “zilhão de dólares” a fictícia moeda criada e que foi largamente distribuída pela banda em seus shows. Uma canção do glam rock, pois mistura bebedeira, shows, festas intermináveis, mulheres e claro aquelas maquiagens típicas do “glam”.
A canção seguinte é uma referência a rebeldia, a liberdade, sem pudores ou controle, como você pode notar nos trechos da canção:
“Permaneça Indomável
Porque você sabe que eu estou a frente do jogo
Você sabe que esse é meu nome
Permaneça Indomável”

A velocidade e potência do disco são retomadas na canção seguinte “Train Of Flesh”, música de curta duração, uso de backing vocals e uma boa mistura de “deathpunk”, as canções seguintes demonstram a ira punk, os sons batidos e as letras concentradas em temas da juventude escolar, carregados da mesma rebeldia de sempre – “Fuck The World”, “Locked Down” e “I Want It All”

Para completar essa perola não poderia faltar a minha impressão sobre essa canção “Drenched In Blood (D.I.B)”, nesta canção podemos ver a jovialidade florando com carga máxima do disco, o uso dos backing vocals é ponto mais forte desta canção, assim com a pegada mantida acelerada e o ritmo das guitarras, tudo semelhante ao Ramones.


https://www.youtube.com/embed/owkdI5FOsIk?feature=oembed

Acesse os canais de mídia – Instagram: @turbonegrohq

*Por Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).