Coluna de Rafael Oliveira: O mais recente disco da banda Korpiklaani – Jylhä

A Banda Korpiklaani é uma banda de folk metal formada na Finlândia pelo vocalista Jonne Javela, nos anos 90, o nome Korpiklaani significa o “Clã da Floresta” em finlandês. Minhas impressões de hoje vão para o disco Jylhä do ano de 2021. Disco gravado pela gravadora Nuclear Blast Records famosa do público metal.

Confesso a vocês que quando ouvi a primeira vez essa banda logo de imediato tive um enorme espanto pelo som diferente, que misturava elementos da cultura nórdica, com sons de violino, gaita e guitarra todos juntos, foi inacreditável a experiência dançante e cheia de energia e vitalidade, algo inédito.

No entanto, o disco Jylhä, já começa com uma longa canção de 6 minutos “Verikoira” que com riffs poderosos é impossível não bater a cabeça com o ritmo acelerado e potente.

A canção seguinte “Noemi” é lançada como single, mas é tipicamente do folk, agora a terceira canção surpreende totalmente uma mistura de estilos que começam com o folk característico com um ritmo dançante talvez do caribe ou espanhol, com certa pegada do reggae é a canção “Mely”.
Agora as canções “Mely” e “Tuuleton” são mais lentas, com baixa cadência em ritmos um pouco mais progressivos, lembrando muito algumas canções produzidas na Itália.

A produção de “Sanaton maa” já se torna uma canção com mais melodia, ao toque da gaita de fole e principalmente ao som de um violino de introdução, que se mantêm presente em boa parte da música, a qualidade musical é sensacional, não há outra palavra para descrever a envolvência do estilo, claro que sem esquecer o acordeon no arranjo.

Eu aprendi a ouvir essa banda com o estilo da canção “Vodca” por indicação de um amigo, a partir dessa música, comecei a “degustar” cada disco e principalmente tocar no Programa Garimpo, semanalmente exibido de segundas as sextas-feiras as 16 horas na Rádio Meteleco.Net (https://meteleco.net), a rádio que toca o melhor do rock, blues soul e qualquer outro estilo de rock e metal. (Eu mesmo apresento).
Mas voltando ao disco, as canções “Kiuru” e “Miero” que logo vem na sequência do disco possuem a densidade mais possante, sombria e até mesmo mais obscura do disco, além das notas clássicas do folk.

Já na canção “Pohja” um estilo mais alegre, que quebra o ritmo da canção e acelerando a audição ao final, possante e potente, vale a pena ouvir pela qualidade impecável. “Huolettomat” uma canção 100% folk, remetendo as antigas festas clássicas, parece alguma canção para filme de Jack Sparrow em Piratas do Caribe (rindo alto).

O disco é sensacional, do começo ao fim, muita energia e vibração positiva, divertido, capaz de envolver o imaginário de forma fascinante, a capa dos discos então, são brilhantes e com desenhos muito bem-feitos, jogos de cores incríveis, em breve trarei mais alguns discos dessa banda para resenhar nessa coluna.

Vamos ao disco:

Acesse os canais de mídia – Instagram: @official_korpiklaani

Por Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder, Diretor de Assuntos Públicos e Especialista de Bem Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e Colunista no Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiencias e Cultura).